Não importa se você é um lojista novato ou se está há anos na Amazon: todo mundo corre o risco de ter a conta suspensa.
Você abre o site da Amazon pronto para se comunicar com clientes e vender seus produtos, mas é pego de surpresa com o alerta de que foi suspenso.
Que dor de cabeça, né?
Mas a boa notícia é que, a depender do motivo da punição, existem chances de recuperar a sua conta!
Nesse artigo, eu separei o passo a passo do que você pode fazer para voltar a vender na Amazon.
Dá só uma olhada:
- 1. Tente descobrir o motivo da punição
- 2. Siga as instruções da Amazon
- 3. Utilize a plataforma www.consumidor.gov.br ou o Reclame Aqui
- 4. Recorra à Justiça
Com essas informações valiosas em mãos, você vai saber o caminho para recuperar sua conta na Amazon e garantir todos os direitos do lojista.
Vamos lá?
1. Tente descobrir o motivo da punição
O primeiro passo para tentar recuperar a sua conta na Amazon é entender qual problema pode ter levado à punição.
Em geral, quando o lojista é suspenso, a empresa envia um e-mail informando sobre a punição e indicando o motivo.
Importante: Se você não encontrar o e-mail, verifique se ele não foi parar na aba de spam ou na lixeira.
Mas já adianto que a plataforma envia um e-mail automatizado e genérico aos vendedores.
Você pode receber, por exemplo, a seguinte mensagem: “Sua conta de vendedor da Amazon foi desativada de acordo com a seção 3 do Contrato de Soluções de Negócios da Amazon…”.
E, para piorar, entrar em contato com a Amazon é um pouco mais difícil para quem foi suspenso, já que a plataforma retira o acesso ao atendimento via chat.
Sendo assim, se você não entender o motivo da punição logo de cara e precisar de mais detalhes, o caminho é acessar sua conta na plataforma e fazer uma análise geral.
Você pode verificar, por exemplo:
- se os seus dados pessoais e dados bancários estão corretos
- se você recebeu avaliações negativas dos clientes
- como estão suas métricas de desempenho (para isso, vá até o menu e clique em “Desempenho” e depois em “Estado da Conta”)
- os comentários deixados pelos consumidores
- se as imagens e descrições do produto estão corretas
- etc
Se você encontrar alguma informação incorreta, faça as correções necessárias e tire print ou grave a tela.
2. Siga as instruções da Amazon
Depois de identificar o problema, você pode tentar recuperar a conta seguindo as instruções do e-mail enviado pela Amazon.
Essas instruções podem variar de acordo com o motivo da punição.
Continue comigo para conferir alguns exemplos e o que você pode fazer em cada situação.
Situação 1: Conta suspensa por baixo desempenho
Se você foi punido porque as métricas de desempenho estão abaixo da média, você vai precisar desenvolver um plano de ação.
O plano e ação nada mais é do que um documento em que você deve:
- explicar, de forma clara e objetiva, qual problema gerou a punição
- dizer o que você fez para consertar o erro
- e informar quais medidas vai adotar para que o problema não ocorra nunca mais
Se for necessário, você pode apresentar documentos para fortalecer o plano de ação (comprovantes, recibos, notas fiscais, etc).
Depois de enviado, segundo a plataforma, você deve receber uma resposta dentro de dois dias.
Situação 2: Conta suspensa por violação às regras da Amazon
Violar as regras da Amazon é considerado o pior erro que o vendedor pode cometer.
Então, se você foi suspenso por esse motivo, as coisas ficam um pouco mais complicadas.
Porém, se você acredita que a punição foi injusta, não precisa se desesperar, pois existem chances de recuperar a conta ainda assim.
Para isso, você vai precisar responder o e-mail explicando o seu caso e apresentando prova de que não mereceu a punição.
Por exemplo. Imagine que você perdeu a conta por, supostamente, anunciar produtos falsificados.
Neste caso, você pode afirmar que os produtos são originais e anexar notas fiscais e outros comprovantes de que a compra do item foi realizada em uma loja de confiança.
Deu para entender direitinho?
Bom, o baixo desempenho do vendedor e a violação às regras são as duas principais razões que podem levar à suspensão da conta.
Leia nosso artigo: 5 motivos que levam à suspensão da conta na Amazon
Mas tenha em mente que, independentemente do motivo, você corre o risco de não conseguir a conta de volta.
Aliás, muitas vezes, a Amazon se recusa a devolver a conta e só responde os vendedores com e-mails automatizados.
Ou ainda, pode acontecer de você não receber resposta alguma, ficando totalmente na mão…
Se este é o seu caso, é hora de partir para a próxima ação!
3. Utilize a plataforma www.consumidor.gov.br ou o Reclame Aqui
Se a troca de e-mails com a Amazon não funcionar, o lojista pode recorrer a plataformas mediadoras, como o Reclame Aqui ou o Consumidor.gov.br.
Nesses dois sites, você deve registrar uma reclamação formal contra a Amazon.
Na queixa, é importante explicar o seu caso e informar que você está tendo prejuízos por não conseguir acessar seu canal de vendas ou se comunicar com os clientes.
Além disso, não esqueça de pedir para a plataforma esclarecer qual foi o motivo exato da punição e qual regra específica você violou.
Depois, é só aguardar a resposta do marketplace.
E já adianto que talvez você receba mais uma resposta automatizada e genérica, que não vai te ajudar a recuperar a conta.
Mas não deixe de registrar essa reclamação, combinado?
Ela é importante para o caso de você não conseguir recuperar a conta e precisar recorrer à Justiça.
Isso porque ela comprova que você fez de tudo para resolver o problema de forma amigável e que a via judicial foi sua última opção.
Quer dizer, mostra que você não está usando a situação para obter lucros e vantagens indevidas, mas sim que realmente está interessado em recuperar a conta.
Ficou claro?
E por falar em recorrer à Justiça, continue comigo para entender melhor essa opção.
Leia nosso artigo: Conta suspensa na Amazon? Conheça os direitos do vendedor!
4. Recorra à Justiça
Se você acredita que sua conta da Amazon foi suspensa de forma indevida, saiba que há boas chances de recuperar sua conta na Justiça.
Essa possibilidade existe porque o lojista é, antes de tudo, um consumidor dos serviços da Amazon.
Logo, os Termos de Uso e o sistema de punição da plataforma devem seguir o nosso Código de Defesa do Consumidor.
E, segundo a lei, para que a suspensão seja aplicada da forma correta, a Amazon deve:
- apontar de forma clara qual irregularidade você cometeu, quando ela teria acontecido, e qual regra exata você infringiu
- Permitir que você exerça o seu direito de defesa, antes da punição
Mas, como você já sabe, não é bem isso que acontece…
Afinal, a plataforma não costuma informar o motivo da punição com clareza e não dá uma chance real de defesa.
Por essa razão, talvez você consiga pegar a conta de volta se entrar na Justiça.
Conclusão
Depois de investir tanto tempo e dinheiro para criar sua loja, não dá para aceitar perder a conta de um dia para o outro, não é mesmo?
Ainda mais se o vendedor acredita que a punição foi injusta!
Felizmente, agora você já conhece os 4 passos necessários para recuperar a conta na Amazon, quais sejam:
- Descobrir o motivo da punição
- Seguir as instruções da Amazon
- Utilizar as plataformas Consumidor.gov.br ou o Reclame Aqui
- Recorrer à Justiça
Mas lembre sempre que esse post não substitui o auxílio de um bom advogado especialista!
Então, se você teve a conta suspensa injustamente, não deixe de procurar um profissional de sua confiança. Combinado?
Ah, e se ficou alguma dúvida, é só entrar em contato clicando no botão abaixo!