Conta suspensa na Amazon? Veja como recuperar em 4 passos!

Não importa se você é um lojista novato ou se está há anos na Amazon: todo mundo corre o risco de ter a conta suspensa.

Você abre o site da Amazon pronto para se comunicar com clientes e vender seus produtos, mas é pego de surpresa com o alerta de que foi suspenso.

Que dor de cabeça, né?

Mas a boa notícia é que, a depender do motivo da punição, existem chances de recuperar a sua conta!

Nesse artigo, eu separei o passo a passo do que você pode fazer para voltar a vender na Amazon.

Dá só uma olhada:

  • 1. Tente descobrir o motivo da punição
  • 2. Siga as instruções da Amazon
  • 3. Utilize a plataforma www.consumidor.gov.br ou o Reclame Aqui
  • 4. Recorra à Justiça

Com essas informações valiosas em mãos, você vai saber o caminho para recuperar sua conta na Amazon e garantir todos os direitos do lojista.

Vamos lá?

1. Tente descobrir o motivo da punição

O primeiro passo para tentar recuperar a sua conta na Amazon é entender qual problema pode ter levado à punição.

Em geral, quando o lojista é suspenso, a empresa envia um e-mail informando sobre a punição e indicando o motivo.

Importante: Se você não encontrar o e-mail, verifique se ele não foi parar na aba de spam ou na lixeira.

Mas já adianto que a plataforma envia um e-mail automatizado e genérico aos vendedores.

Você pode receber, por exemplo, a seguinte mensagem: “Sua conta de vendedor da Amazon foi desativada de acordo com a seção 3 do Contrato de Soluções de Negócios da Amazon…”.

E, para piorar, entrar em contato com a Amazon é um pouco mais difícil para quem foi suspenso, já que a plataforma retira o acesso ao atendimento via chat.

Sendo assim, se você não entender o motivo da punição logo de cara e precisar de mais detalhes, o caminho é acessar sua conta na plataforma e fazer uma análise geral.

Você pode verificar, por exemplo:

  • se os seus dados pessoais e dados bancários estão corretos
  • se você recebeu avaliações negativas dos clientes
  • como estão suas métricas de desempenho (para isso, vá até o menu e clique em “Desempenho” e depois em “Estado da Conta”)
  • os comentários deixados pelos consumidores
  • se as imagens e descrições do produto estão corretas
  • etc

Se você encontrar alguma informação incorreta, faça as correções necessárias e tire print ou grave a tela.

2. Siga as instruções da Amazon

Depois de identificar o problema, você pode tentar recuperar a conta seguindo as instruções do e-mail enviado pela Amazon.

Essas instruções podem variar de acordo com o motivo da punição.

Continue comigo para conferir alguns exemplos e o que você pode fazer em cada situação.

Situação 1: Conta suspensa por baixo desempenho

Se você foi punido porque as métricas de desempenho estão abaixo da média, você vai precisar desenvolver um plano de ação.

O plano e ação nada mais é do que um documento em que você deve:

  • explicar, de forma clara e objetiva, qual problema gerou a punição
  • dizer o que você fez para consertar o erro
  • e informar quais medidas vai adotar para que o problema não ocorra nunca mais

Se for necessário, você pode apresentar documentos para fortalecer o plano de ação (comprovantes, recibos, notas fiscais, etc).

Depois de enviado, segundo a plataforma, você deve receber uma resposta dentro de dois dias.

Situação 2: Conta suspensa por violação às regras da Amazon

Violar as regras da Amazon é considerado o pior erro que o vendedor pode cometer.

Então, se você foi suspenso por esse motivo, as coisas ficam um pouco mais complicadas.

Porém, se você acredita que a punição foi injusta, não precisa se desesperar, pois existem chances de recuperar a conta ainda assim.

Para isso, você vai precisar responder o e-mail explicando o seu caso e apresentando prova de que não mereceu a punição.

Por exemplo. Imagine que você perdeu a conta por, supostamente, anunciar produtos falsificados.

Neste caso, você pode afirmar que os produtos são originais e anexar notas fiscais e outros comprovantes de que a compra do item foi realizada em uma loja de confiança.

Deu para entender direitinho?

Bom, o baixo desempenho do vendedor e a violação às regras são as duas principais razões que podem levar à suspensão da conta.

Leia nosso artigo: 5 motivos que levam à suspensão da conta na Amazon

Mas tenha em mente que, independentemente do motivo, você corre o risco de não conseguir a conta de volta.

Aliás, muitas vezes, a Amazon se recusa a devolver a conta e só responde os vendedores com e-mails automatizados.

Ou ainda, pode acontecer de você não receber resposta alguma, ficando totalmente na mão…

Se este é o seu caso, é hora de partir para a próxima ação!

3. Utilize a plataforma www.consumidor.gov.br ou o Reclame Aqui

Se a troca de e-mails com a Amazon não funcionar, o lojista pode recorrer a plataformas mediadoras, como o Reclame Aqui ou o Consumidor.gov.br.

Nesses dois sites, você deve registrar uma reclamação formal contra a Amazon.

Na queixa, é importante explicar o seu caso e informar que você está tendo prejuízos por não conseguir acessar seu canal de vendas ou se comunicar com os clientes.

Além disso, não esqueça de pedir para a plataforma esclarecer qual foi o motivo exato da punição e qual regra específica você violou.

Depois, é só aguardar a resposta do marketplace.

E já adianto que talvez você receba mais uma resposta automatizada e genérica, que não vai te ajudar a recuperar a conta.

Mas não deixe de registrar essa reclamação, combinado?

Ela é importante para o caso de você não conseguir recuperar a conta e precisar recorrer à Justiça.

Isso porque ela comprova que você fez de tudo para resolver o problema de forma amigável e que a via judicial foi sua última opção.

Quer dizer,  mostra que você não está usando a situação para obter lucros e vantagens indevidas, mas sim que realmente está interessado em recuperar a conta.

Ficou claro?

E por falar em recorrer à Justiça, continue comigo para entender melhor essa opção.

Leia nosso artigo: Conta suspensa na Amazon? Conheça os direitos do vendedor!

4. Recorra à Justiça

Se você acredita que sua conta da Amazon foi suspensa de forma indevida, saiba que há boas chances de recuperar sua conta na Justiça.

Essa possibilidade existe porque o lojista é, antes de tudo, um consumidor dos serviços da Amazon.

Logo, os Termos de Uso e o sistema de punição da plataforma devem seguir o nosso Código de Defesa do Consumidor

E, segundo a lei, para que a suspensão seja aplicada da forma correta, a Amazon deve:

  • apontar de forma clara qual irregularidade você cometeu, quando ela teria acontecido, e qual regra exata você infringiu
  • Permitir que você exerça o seu direito de defesa, antes da punição

Mas, como você já sabe, não é bem isso que acontece…

Afinal, a plataforma não costuma informar o motivo da punição com clareza e não dá uma chance real de defesa.

Por essa razão, talvez você consiga pegar a conta de volta se entrar na Justiça.

Conclusão

Depois de investir tanto tempo e dinheiro para criar sua loja, não dá para aceitar perder a conta de um dia para o outro, não é mesmo?

Ainda mais se o vendedor acredita que a punição foi injusta!

Felizmente, agora você já conhece os 4 passos necessários para recuperar a conta na Amazon, quais sejam:

  • Descobrir o motivo da punição
  • Seguir as instruções da Amazon
  • Utilizar as plataformas Consumidor.gov.br ou o Reclame Aqui
  • Recorrer à Justiça

Mas lembre sempre que esse post não substitui o auxílio de um bom advogado especialista!

Então, se você teve a conta suspensa injustamente, não deixe de procurar um profissional de sua confiança. Combinado? 

Ah, e se ficou alguma dúvida, é só entrar em contato clicando no botão abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *