Conta suspensa na Shopee? Veja 3 passos para recuperar!

Receber o aviso de que a conta na Shopee foi suspensa é desagradável para qualquer um!

Ainda mais se você sempre faz tudo certinho e não tem ideia de qual regra teria violado…

Mas grave bem o que vou te dizer agora: se você está certo de que a punição foi injusta, talvez tenha chances de reativar a sua conta!

Quer saber como? 

Então fique comigo até o final desse post, porque eu separei aqui 3 passos para recuperar a sua conta na Shopee, quais sejam:

  • 1. Entre em contato com a Shopee
  • 2. Deixe uma reclamação no Reclame Aqui e na plataforma Consumidor.gov.br
  • 3. Procure um advogado especialista

Legal, né?

Com esse post em mãos, você tem um prato cheio para recuperar a sua conta da Shopee e resolver o problema no menor tempo possível.

Pegue um papel e uma caneta e vamos lá!

1. Entre em contato com a Shopee

O primeiro passo para recuperar a conta é tentar resolver diretamente com a Shopee de forma amigável.

Talvez eles reconheçam o erro e você consiga a reativação em questão de dias, sem muita dor de cabeça.

Maravilha, né?

Para isso, basta acessar o e-mail enviado pela Shopee (aquele que informa sobre a suspensão) e seguir as instruções da plataforma. Você provavelmente vai ter que responder o formulário de reativação de conta.

Ao preencher, explique que foi punido injustamente e peça para a plataforma apontar de forma clara qual conduta irregular você cometeu.

Além disso, se houver saldo retido na plataforma, você pode pedir para o seu dinheiro ser liberado o quanto antes.

Importante: Lembre de tirar print ou gravar tela das respostas no formulário e de todos os e-mails trocados com a Shopee.

Depois, basta aguardar a resposta da plataforma.

Se a Shopee devolver sua conta, ótimo!

Mas há chances de você receber um e-mail automatizado e genérico, que não explica com clareza o motivo da punição e não resolve o problema.

Em outros casos, a conta é devolvida de forma temporária e limitada, apenas para que você transfira o saldo para sua conta bancária.

Ou ainda, pode ser que a plataforma demore muito para responder e você acabe ficando sem retorno algum.

De qualquer forma, se você não está satisfeito com a situação, não desista!

Você pode tentar entrar em contato com atendentes através de outras plataformas, como o Facebook e Instagram da Shopee. 

Ah, se algum familiar ou amigo tiver conta na plataforma, eles podem pedir auxílio através do Chat da Shopee.

Existem muitos relatos de vendedores que conseguiram recuperar dessa forma!

Mas se não funcionar, você pode ir para o próximo passo.

Continue comigo!

2. Deixe uma reclamação no Reclame Aqui e na plataforma Consumidor.gov.br

Se o contato direto com a Shopee não resolver o problema, você pode recorrer a duas plataformas mediadoras: o site www.consumidor.gov.br e a plataforma do Reclame Aqui.

Nelas, você pode registrar uma reclamação contra a Shopee e aguardar uma resposta por parte da empresa.

Saiba que o marketplace costuma responder às queixas no Reclame Aqui com instruções genéricas do que fazer para ter a conta de volta. 

Então, é provável que você já tenha seguido o passo a passo recomendado e não obteve sucesso.

Em geral, os vendedores conseguem um suporte mais adequado através do site www.consumidor.gov.br, mas, por via das dúvidas, você pode tentar as duas plataformas.

Talvez funcione para o seu caso, não é mesmo?

Ao registrar a reclamação, não esqueça que é importante:

  • explicar a situação e apontar que a suspensão é injusta
  • pedir que a empresa explique o motivo exato da punição, identificando a conduta irregular e regra violada
  • e,se houver saldo na conta, solicitar que ele seja liberado o quanto antes

Deu para entender direitinho?

Caso a plataforma não responda ou se a resposta não for o bastante para resolver seu problema, você pode seguir para a próxima etapa.

Continue comigo para entender melhor!

3. Procure um advogado especialista

Se você fez de tudo e não conseguiu resolver de forma amigável, o ideal é buscar o auxílio de um advogado especialista para analisar a situação.

Em caso de punição injusta, você tem chances de recuperar a conta na justiça.

Isso porque a relação entre a Shopee e o lojista é uma típica relação de consumo, na qual você é um consumidor dos serviços oferecidos pela plataforma.

Então, por mais que a Shopee tenha os Termos de Serviço, deve respeitar os direitos garantidos aos usuários pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

E, de acordo com a lei, o marketplace só pode suspender a conta ou aplicar qualquer tipo de punição se:

  • Indicar de forma clara qual irregularidade você cometeu e qual regra exata você infringiu
  • Permitir que você exerça o seu direito de defesa, antes da punição

No entanto, não é isso o que acontece em grande parte dos casos.

A plataforma não costuma apontar de forma específica qual regra foi violada e não permite que você se defenda de forma adequada.

Por isso, existem chances de recuperar sua conta na justiça!: 

Ah, e detalhe: a conta deve ser devolvida nas mesmas condições que estava antes da punição. Isso inclui, por exemplo, mesmos anúncios, mesma quantidade de seguidores e avaliações, etc. 

Além disso, se o tempo em que você ficou longe da plataforma gerou prejuízos financeiros ou à reputação da sua loja, você pode ter direito a receber uma indenização adicional.

Nada mais justo, na minha opinião!

Conclusão

Agora você já sabe que o lojista tem direitos e que, sim, é possível recuperar a conta da Shopee em caso de punição injusta.

Para isso, basta seguir três passos:

  • Entrar em contato com a Shopee
  • Deixar uma reclamação no Reclame Aqui e na plataforma www.consumidor.gov.br
  • Buscar o auxílio de um advogado especialista

Então, se você acredita que seus direitos foram desrespeitados pelo marketplace, não aceite a suspensão imediatamente.

Siga os passos acima e recupere esse importante canal de vendas!

Bom, por enquanto é só!

Mas e aí, tem alguma dúvida sobre a recuperação de contas na Shopee ou em outro marketplace? Deixe uma mensagem pra gente clicando no botão abaixo!

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