6 dicas para não ter a conta de anúncios no Facebook desativada

Ter a conta de anúncios do Facebook desativada é o pesadelo de qualquer gestor de tráfego.

Afinal, além de ficar sem rodar anúncios e ter que se explicar aos clientes, você dá adeus a todos os dados e métricas que reuniu ao longo de meses (ou até mesmo anos) de esforço.

Pois é… O prejuízo é grande!

Então, para te ajudar a evitar dores de cabeça, eu decidi reunir nesse post algumas dicas para não ter a conta desativada.

Olha só o que você vai encontrar por aqui:

  • 1. Como evitar ter a conta de anúncios desativada?
  • 2. O que fazer se a sua conta de anúncios no Facebook foi desativada?
  • 3. Por que é possível entrar na Justiça para recuperar a conta de anúncios?

Com essas orientações e sugestões preciosas, você vai se sentir muito mais confiante na hora de criar anúncios no Facebook.

Vamos lá?!

1. Como evitar ter a conta de anúncios desativada?

Existe uma série de cuidados que você pode ter para evitar a desativação da sua conta de anúncios no Facebook, tais como:

Vem comigo para entender melhor cada um!

1. Conheça as Políticas de Publicidade

As Políticas de Publicidade do Facebook nada mais são do que instruções sobre o tipo de conteúdo permitido no anúncio. Sendo assim, quando você cria um anúncio, ele é revisado com base nessas políticas.

Em outras palavras, existe um conjunto de regras para garantir um padrão de conteúdo divulgado pelos usuários. 

Essas regras fazem parte de um contrato de adesão que você aceita ao criar uma conta no Facebook. Ou seja, você concordou em seguir esse padrão de anúncios para entrar na plataforma

Entre as práticas proibidas pelo Facebook estão:

  • Anunciar produtos, serviços, esquemas ou ofertas com práticas enganosas ou falsas
  • Utilizar linguagem sensacionalista e enganosa
  • Divulgar anúncios que contenham linguagem ofensiva ou erros gramaticais
  • Promover anúncios que contenham nudez, representação de pessoas em posições explícitas, em atividades excessivamente sugestivas ou sexualmente provocativas.

Viu só? Existe uma série de cuidados que você deve tomar ao criar um anúncio.

E é de extrema importância ter as Políticas de Publicidade na ponta da língua, pois se o Facebook entender que você desrespeitou alguma delas, pode desativar a sua conta de anúncios.

2. Introduza anúncios aos poucos

Como você deve saber, todos os anúncios passam por uma análise do Facebook e podem ser recusados se não respeitarem as regras da plataforma.

Então, na hora de introduzir novos anúncios à sua conta, o ideal é que você adicione no máximo um ou dois por vez e aguarde a avaliação do Facebook.

Isso porque, se você cometer muitos erros e tiver muitos anúncios recusados, pode ter sua conta de anúncios desativada.

Infelizmente, o Facebook não revela qual é o limite de anúncios que você pode ter.

Por isso, é importante adicionar poucos por vez.

Afinal, você fica sabendo se os anúncios estão ou não dentro do padrão e pode corrigir os próximos, diminuindo as chances de perder a conta de anúncios.

3. Cuidado ao acessar a conta de anúncios do Facebook em diferentes dispositivos

Sabemos que é comum acessar uma mesma conta em diferentes aparelhos (em especial se ela é administrada por mais de uma pessoa).

Mas cuidado, porque os acessos em múltiplos dispositivos ou localizações podem levar o Facebook a entender que a sua conta caiu nas mãos de hackers. 

Diante disso, a plataforma pode desativar a conta de anúncios para proteger seus dados.

4. Observe a frequência do anúncio

Preste bastante atenção à frequência do anúncio, isto é, com a quantidade de vezes que um mesmo anúncio é mostrado para cada pessoa.

Se a frequência for muito alta, você corre o risco de incomodar os usuários do Facebook e acabar recebendo feedbacks negativos.

E se o Facebook entender que seus anúncios estão prejudicando a experiência das pessoas dentro da plataforma, vai desativar sua conta de anúncios.

5. Crie páginas de destino de qualidade

Assim como o conteúdo do seu anúncio, o link que você incluir também passa por uma análise do Facebook.

Ou seja, a página de destino do seu anúncio também deve seguir as regras estabelecidas pela plataforma.

Alguns exemplos do que o Facebook não permite são:

  • Páginas de destino que não correspondem ao produto ou serviço do anúncio
  • Páginas de erro ou sites em construção
  • Páginas de destino que promovem produtos ou serviços proibidos pelo Facebook
  • Páginas que possuam vídeos de autoplay (isto é, vídeos que iniciam de forma automática quando o usuário acessa a página)
  • Páginas de destino que baixam arquivos de forma automática
  • Páginas de destino que são arquivos PDF ou JPEG

Você pode conferir outras regras clicando aqui.

De qualquer forma, tenha em mente que o Facebook pode desativar sua conta de anúncios se a página destino não estiver de acordo com o padrão.

6. Atenção ao método de pagamento

Em relação ao método de pagamento, existe uma série de cuidados que você deve tomar, tais como:

  • Não utilize cartão de crédito inválido ou sem crédito
  • Evite usar o mesmo cartão para contas diferentes
  • Evite chargeback, que nada mais é do que o cancelamento da compra através do contato direto com o banco, e não com o Facebook
  • Se você já teve uma conta de anúncios desativada, tente usar um cartão de crédito diferente do que utilizava na conta antiga
  • Evite ficar trocando de método de pagamento

Enfim, todos esses cuidados são importantes para que o Facebook não identifique movimentação estranha na conta ou que possa indicar fraude.

Se isso acontecer, você corre o risco de ter a conta de anúncios desativada.

2. O que fazer se a sua conta de anúncios do Facebook foi desativada?

Para tentar recuperar sua conta de anúncios, o primeiro passo é entrar em contato com o Facebook e pedir que confirmem o motivo exato da desativação.

Ao enviar a sua mensagem, lembre sempre de utilizar um perfil que tenha acesso à conta de anúncios, ok? Essa é uma exigência para que a sua solicitação seja analisada. 

Mas já adianto que é bem possível que o Facebook não responda ou responda com uma mensagem padronizada, que não explica de forma clara o motivo da desativação da sua conta.

Aliás, na maioria das vezes, nem mesmo o próprio Facebook sabe por qual motivo puniu a sua conta de anúncios.

Isso porque, em geral, as contas de anúncios são desativadas pelo algoritmo da plataforma, que analisa a conduta dos usuários e identifica possíveis violações às regras.

Ou seja, o usuário acaba sendo punido de forma automática por uma máquina, sem qualquer tipo de revisão humana ou oportunidade para se defender

Complicado, não é mesmo?

É justamente por isso que há boas chances de conseguir reativar a sua conta na Justiça: ao aplicar a punição de forma automática, a plataforma pode ferir alguns de seus direitos básicos.

Continue comigo para entender melhor quais são esses direitos.

3. Por que é possível entrar na Justiça para recuperar a conta de anúncios?

Saiba que o titular de uma conta de anúncios do Facebook é, antes de tudo, um consumidor dos serviços oferecidos pela plataforma. Portanto, é protegido pelo nosso Código de Defesa do Consumidor.

Dessa forma, a plataforma deve seguir o que diz a legislação na hora de aplicar qualquer punição aos usuários.

E, de acordo com a lei, se o Facebook desativar a sua conta de anúncios a empresa tem a OBRIGAÇÃO de garantir a você:

  • O direito à informação adequada e clara, identificando o motivo específico para a punição aplicada
  • O direito à ampla defesa, permitindo que você possa se defender da acusação ANTES de ser punido
  • O direito a uma revisão individualizada da punição aplicada por um algoritmo, ou seja, deve explicar com clareza os procedimentos usados pela máquina para tomar a decisão de desativar sua conta de anúncios

Se o Facebook não respeitar estes direitos, a punição é irregular e você tem chances de recuperar a sua conta de anúncios na Justiça.

Neste caso, o Facebook deve devolver a conta nas mesmas condições em que estava no momento da desativação.

E claro, o tempo que você ficou sem veicular anúncios (seus ou de clientes) pode ser prejudicial para os negócios, não é mesmo?

Por esse motivo, você pode ter direito a receber uma indenização pelo prejuízo financeiro e reputacional que sofreu durante o período em que a conta de anúncios ficou desativada.

Leia nosso artigo: Sua conta de anúncios no Facebook foi desativada? Saiba como recuperar!

Conclusão

Viu só? Se você é gestor de tráfego e tem a conta de anúncios como principal ferramenta de trabalho, precisa tomar uma série de cuidados para não receber punições.

Ainda bem que você chegou ao final desse post e conheceu diversas dicas de como não perder sua conta de anúncios, tais como:

  • Conhecer a Política de Publicidade
  • Não introduzir muitos anúncios de uma vez
  • Prestar atenção na frequência do anúncio
  • E mais.

Além disso, agora você já sabe que tem uma porção de direitos em caso de desativação da conta de anúncios.

Então, se você o Facebook te puniu de forma indevida, lembre que você não é obrigado a aceitar a decisão na plataforma.

Procure um advogado de sua confiança e corra atrás dos seus direitos, caso a desativação ocorreu de forma injusta!

Bom, por hoje é só!

Mas qualquer dúvida, é só clicar no botão abaixo!

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