Como evitar a suspensão da conta na Shopee em 2024?

A maioria não lê as políticas da Shopee antes de começar a vender.

Nesse documento existe um conjunto de regras que prevê a suspensão da conta para quem adotar certas condutas ou comportamentos dentro da plataforma. 

E, infelizmente, muitos vendedores da Shopee perdem a conta de um dia para o outro, por violar as regras da plataforma.

Justamente para te ajudar a fugir desse transtorno e evitar a suspensão da sua conta na Shopee eu separei para você nesse post:

  1. Como evitar a suspensão da sua conta na Shopee?
  2. A Shopee pode suspender a conta do vendedor injustamente?
  3. Quais são os direitos mais importantes do vendedor da Shopee?
  4. Como recuperar a conta suspensa pela Shopee?
  5. O que acontece se você vencer na Justiça a ação contra a Shopee?

Bom, com tudo isso em mãos você vai entender direitinho como evitar a suspensão da sua conta e proteger o seu negócio na Shopee.

Me acompanhe e boa leitura.

1. Como evitar a suspensão da sua conta na Shopee em 2024?

    Existem diversos motivos que podem levar à suspensão da sua conta na Shopee.

    Para conhecer todos, é fundamental ler as regras estabelecidas nos Termos de Serviço da plataforma!

    Mas já adianto as 6 principais condutas que podem evitar a suspensão da conta.

    São elas:

    1. Não vender produtos proibidos
    2. Não anunciar produtos falsificados ou que violem propriedade intelectual de terceiros
    3. NUNCA tentar negociar FORA da plataforma
    4. Cuidado para não enviar produto diferente do que foi anunciado
    5. Evitar linguajar ofensivo ou impróprio
    6. Não realizar vendas falsas (ou auto compras)

    Continue comigo para entender direitinho cada um desses pontos.

     1. Não vender produtos proibidos

    A Shopee tem uma lista de produtos proibidos e restritos que não podem ser colocados à venda na plataforma.

    Você sabia disso?

    Para você ter ideia, alguns produtos que você NÃO pode anunciar são:

    • Alimentos e bebidas alcoólicas sem autorização 
    • Anúncios que violem a propriedade intelectual de terceiros
    • Armas, munições e materiais explosivos
    • Cerol e cortantes
    • Loteria e jogos de azar
    • Ingressos digitais ou físicos para qualquer tipo de evento
    • Tabaco e produtos relacionados: Charutos, narguilés, cigarros eletrônicos, dentre outros

    Lembrando que esses são apenas alguns exemplos.

    De qualquer forma, tenha em mente que anunciar qualquer um dos itens considerados proibidos pode fazer você perder a conta de vendedor.

    2. Não anunciar produtos falsificados ou que violem a propriedade intelectual de terceiros

    Ao anunciar um produto, tenha certeza de que você não está infringindo a propriedade intelectual de terceiros.

    Saiba que vender produtos de marca registrada sem autorização do proprietário é um dos motivos para a suspensão da conta na Shopee.

    Isso inclui:

    • Venda de produtos falsificados
    • Réplica de produtos de marcas
    • Fazer referência a outras marcas no título de seus anúncios
    • Usar logotipos ou marcas de terceiros nos produtos

    Como você pode observar, também não é permitido anunciar produtos que imitam marcas reais.

    Atenção!

    Se você desrespeitar as regras, pode sofrer punições como a exclusão do anúncio ou até mesmo o bloqueio da conta.

    3. NUNCA tente negociar FORA da plataforma

    TENTAR concluir vendas fora da plataforma podem levar à suspensão da sua conta na Shopee.

    Isso significa que é proibido tentar convencer o usuário a concluir as negociações ou realizar pagamentos fora da plataforma. 

    Logo, você não pode utilizar o anúncio ou o chat privado para solicitar que o cliente entre em contato por meio de outras plataformas, como WhatsApp, e-mail ou outro marketplace, por exemplo.

    Também não é permitido enviar dados de PIX ou links para sites externos na tentativa de desviar as transações para fora da Shopee.

    Ficou claro?

    4. Cuidado para não enviar produto diferente do que foi anunciado

    O vendedor também pode ter a conta suspensa se divulgar informações falsas com o objetivo de enganar consumidores.

    Então, tome cuidado na hora de adicionar as fotos, descrições e características do produto.

    É importante colocar apenas informações verdadeiras e precisas em seus anúncios, pois você terá que enviar um produto igualzinho ao anunciado.

    Continue me acompanhando.

    5. Evitar linguajar ofensivo ou impróprio

    Pode parecer óbvio, mas a plataforma não permite o uso de linguagem agressiva ou palavras inadequadas. 

    Isso vale tanto para as páginas de anúncio do produto quanto no chat privado com os clientes.

    Então, evite utilizar palavrões e palavras inapropriadas ou ofensivas ao se comunicar, porque você pode ter a conta suspensa por isso.

     6. Não realizar vendas falsas (ou auto compras)

    Muitos vendedores criam novas contas só para comprar itens da própria loja, seja para aumentar a classificação, adicionar avaliações positivas no produto ou apenas para testar o sistema da Shopee.

    E poucos vendedores sabem que não é permitido realizar compras na sua própria loja (o que se chama de auto compras)!

    Independentemente da razão, a Shopee enxerga essa prática como fraude e pode suspender a sua conta.

    Ah, e cuidado, pois mesmo que você peça para algum familiar ou amigo realizar a compra na conta deles, corre o risco de ser penalizado.

    Não está claro como o sistema da Shopee identifica que a conta pertence a uma pessoa que você conhece, mas já vimos isso acontecer mais de uma vez. 

    Talvez seja porque vocês cadastraram o mesmo endereço ou usaram o mesmo dispositivo para acessar contas diferentes…

    De qualquer forma, evite a prática, combinado?

    Inúmeros vendedores já relataram que pediram para amigos e familiares comprarem na sua loja e a Shopee identificou como fraude. Então, fique atento!

    2. A Shopee pode suspender a conta do vendedor injustamente?

      Infelizmente a resposta é: Sim.

      Nós sabemos que existe uma porção de condutas que são proibidas pela Shopee e que as regras do que é permitido ou não fazer na plataforma estão contidas nos Termos de Serviço, como vimos há pouco.

      Mas o fato é: em muitos casos, a plataforma suspende a conta do vendedor SEM que ele tenha violado alguma das regras.

      Em geral, isso acontece porque a plataforma possui um sistema automático para analisar o comportamento dos usuários, e identificar e suspender a conta que supostamente teria violado os Termos de Serviços.

      Mas existe um problema em utilizar um sistema 100% automatizado e sem qualquer tipo de revisão humana: o algoritmo também comete erros.

      Isto é, o vendedor do Shopee NÃO precisa, de fato, infringir as regras para levar a punição.

      Basta o algoritmo “entender” que você teve uma conduta irregular para aplicar a punição, mesmo que você não tenha feito nada de errado.

      Em outras palavras, você pode acabar sendo punido de forma injusta.

      E, quando isso acontece, a suspensão injusta coloca em risco os seus direitos mais fundamentais.

      3. Quais são os direitos mais importantes do vendedor na Shopee?

        Se a Shopee suspender a sua conta de forma indevida vai colocar em risco alguns de seus direitos mais básicos.

        Saiba quais são:

        1. Direito à informação adequada e clara
        2. Direito à ampla defesa 
        3. Direito à revisão individualizada 

        Vamos conhecer cada um deles?

        A. Direito à informação adequada e clara

        Ao bloquear uma conta, a Shopee costuma deixar mensagens como: “Somos do Suporte Shopee e, após análises, foram identificadas atividades em sua conta que não estão de acordo com nossos Termos de Serviço e, por isso, a mesma permanecerá desativada”.

        São informações totalmente genéricas e que não explicam, de fato, o motivo da punição, concorda?

        Ao fazer isso, a empresa pode estar violando um de seus direitos!

        Isso porque, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você tem o direito à informação adequada e clara sobre os serviços que contratar.

        Então, mesmo se o lojista realmente tiver violado alguma das regras, tem o direito de saber o motivo exato da punição.

        Grave essa informação: A Shopee tem a obrigação de informar qual foi a sua conduta, quando ela aconteceu e qual regra essa conduta violou. 

        Infelizmente, não é o que acaba acontecendo na prática…

        B. Direito à ampla defesa

        De acordo com a lei, você tem o direito de usar todos os meios e recursos possíveis para se defender de uma acusação antes de ser punido. Sabia disso?

        Agora me responda: como é possível se defender se você não tem certeza do que exatamente está sendo acusado?

        Quer um exemplo? É pra já.

        Vamos supor que você só vende itens originais e possui todas as notas fiscais para comprovar isso.

        E mais: você nunca recebeu avaliações negativas e nenhum cliente te denunciou por pirataria.

        No entanto, o algoritmo da Shopee identifica que um de seus produtos é falsificado e a sua conta é suspensa da plataforma.

        Talvez você tenha sofrido um golpe do fornecedor e o produto realmente seja falso.

        Ou talvez o produto seja original e tudo não passou de um erro da plataforma.

        Nesses casos, você acaba sendo punido sem provas e sem chances de apresentar sua versão dos fatos.

        Não seria justo perder o seu principal canal de vendas por este motivo, né?

        É justamente por essa razão que a Shopee deve dizer qual conduta específica está sendo punida.

        Ah, e mesmo que você tenha violado alguma regra, não pode ser suspenso até que a Shopee informe com clareza o motivo da punição para que você possa exercer o seu direito à ampla defesa.

        E vai por mim: na grande maioria das vezes, a plataforma não sabe dizer qual irregularidade o vendedor teria cometido e não consegue comprovar que houve conduta imprópria.

        Por este motivo, muitas contas acabam sendo reativadas na justiça.

        C. Direito à revisão individualizada

        O vendedor pode ter a conta suspensa pelo algoritmo em questão de segundos, sem qualquer tipo de supervisão humana.

        Quando isso acontece, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) pode salvar a sua pele!

        Segundo a LGPD, você pode solicitar a revisão das decisões tomadas de forma automatizada (isto é, com base em algoritmos) que afetem seus interesses.

        Na prática, significa que a Shopee deve explicar com clareza os critérios e procedimentos usados pelo algoritmo para tomar a decisão de suspender a sua conta. 

        É um direito pouco conhecido, mas que pode te livrar de decisões injustas das máquinas.

        E o fato é: Se você NÃO sabe o motivo da suspensão da sua conta na Shopee por falta de clareza na comunicação da plataforma e você não teve o direito de se defender, você provavelmente tem boas chances de ter a sua conta de volta.

        4. Como recuperar a conta suspensa pela Shopee?

          Antes de qualquer coisa, o ideal é buscar o auxílio de um advogado especialista em recuperação de contas em marketplaces para encontrar a melhor solução, já que você terá essas três saídas:

          1. Entrar em contato com a Shopee
          2. Fazer uma reclamação no RECLAME AQUI
          3. Entrar com uma ação na Justiça

          Vou explicar cada uma delas.

          1. Entrar em contato com a Shopee

          Você pode entrar em contato diretamente com a Shopee para tentar recuperar a sua conta e resolver a situação de forma amigável.

          Talvez eles reconheçam o erro e você consiga a reativação em questão de dias, sem muita dor de cabeça.

          Maravilha, né?

          Para isso, basta acessar o e-mail enviado pela Shopee (aquele que informa sobre a suspensão) e seguir as instruções da plataforma. Você provavelmente vai ter que responder o formulário de reativação da conta.

          Ao preencher, explique que foi punido injustamente e peça para a plataforma apontar de forma clara qual conduta irregular você cometeu.

          Além disso, se houver saldo retido na plataforma, você pode pedir para o seu dinheiro ser liberado o quanto antes.

          Importante: Lembre de tirar print ou gravar tela das respostas no formulário e de todos os e-mails trocados com a Shopee.

          Depois, é só aguardar a resposta da plataforma.

          Se a Shopee devolver a sua conta, ótimo!

          Mas já adianto que há chances de você receber um e-mail automatizado e genérico, que não explica com clareza o motivo da punição e não resolve o problema.

          Em outros casos, a conta é devolvida de forma temporária e limitada, apenas para que você transfira o saldo para sua conta bancária.

          Ou ainda, pode ser que a plataforma demore muito para responder e você acabe ficando sem retorno algum.

          De qualquer forma, se você não está satisfeito com a situação, não desista!

          Você pode tentar entrar em contato com atendentes através de outras plataformas, como o Facebook e Instagram da Shopee. 

          Ah, se algum familiar ou amigo tiver conta na plataforma, eles podem pedir auxílio através do Chat da Shopee.

          Existem muitos relatos de vendedores que conseguiram recuperar dessa forma!

          Mas se não funcionar, você pode ir para o próximo passo.

          Continue comigo!

           2.  Fazer uma reclamação no RECLAME AQUI

          Se o contato direto com a Shopee não resolver o problema, você pode recorrer a duas plataformas mediadoras: o site www.consumidor.gov.br e a plataforma do Reclame Aqui.

          Nelas, você pode registrar uma reclamação contra a Shopee e aguardar uma resposta por parte da empresa.

          Saiba que o marketplace costuma responder às queixas no Reclame Aqui com instruções genéricas do que fazer para ter a conta de volta. 

          Então, é provável que você já tenha seguido o passo a passo recomendado e não obteve sucesso.

          Em geral, os vendedores conseguem um suporte mais adequado através do site www.consumidor.gov.br, mas, por via das dúvidas, você pode tentar as duas plataformas.

          Afinal, essa alternativa talvez funcione para o seu caso, não é mesmo?

          Ao registrar a reclamação, não esqueça que é importante:

          • Explicar a situação e apontar que a suspensão é injusta
          • Pedir que a empresa explique o motivo exato da punição, identificando a conduta irregular e regra violada
          • E, se houver saldo na conta, solicitar que ele seja liberado o quanto antes

          Deu para entender direitinho?

          Mas, caso a plataforma não responda ou se a resposta não for útil para resolver o seu problema, você pode seguir para a próxima etapa.

           3. Entrar com uma ação na Justiça 

          Agora, se você não tiver sorte em recuperar a conta de forma amigável, aí não tem jeito: você provavelmente vai ter que recorrer à Justiça.

          A boa notícia é que existem boas chances de reativar a conta na Justiça.

          Isso porque o lojista deve ser considerado um consumidor dos serviços oferecidos pela Shopee.

          Sendo assim, você tem uma porção de direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

          E, ao aplicar suspensões automáticas, a Shopee costuma infringir os direitos mais básicos dos lojistas.

          Lembre que a Shopee só pode aplicar a suspensão após:

          • Explicar de forma clara qual foi o motivo da punição e apontar a regra exata que você violou para perder a conta
          • Dar uma oportunidade para você se defender antes de ser punido
          • Realizar uma revisão individualizada do seu caso, já que a decisão de suspender a sua conta se dá de forma automática por meio de um algoritmo

          Mas, como você já deve saber, não é isso que normalmente acontece, não é mesmo?

          A plataforma dá uma justificativa genérica ao suspender uma conta e não permite que o vendedor se defenda de forma apropriada. Então, a sua punição pode ter sido aplicada de forma irregular!

          Por essa razão, talvez você consiga recuperar a sua conta se entrar na Justiça.

          5. O que acontece se você vencer a ação na Justiça contra a Shopee?

            Se a justiça reconhecer que houve abuso na punição, alguns de seus direitos são:

            • Recuperar a sua conta nas mesmas condições em que se encontrava no momento da suspensão (mesmos anúncios, mesmo nível de reputação, etc)
            • Ter acesso ao saldo depositado na plataforma
            • Receber uma indenização por eventuais prejuízos financeiros ou à imagem da sua loja

            ✅Anotou aí?

            Nada mais justo, na minha opinião.

            Conclusão

            Você terminou de ler esse post e agora já sabe que o melhor caminho para evitar a suspensão da sua conta na Shopee é seguir os Termos de Serviço e evitar as práticas que podem levar à punição.

            E aqui eu mostrei as principais condutas que não são bem vindas pela plataforma, dentre elas:

            • Não vender produtos proibidos
            • Não anunciar produtos falsificados ou que violem propriedade intelectual de terceiros
            • NUNCA tentar negociar FORA da plataforma
            • Cuidado para não enviar produto diferente do que foi anunciado
            • Evitar linguajar ofensivo ou impróprio
            • Não realizar vendas falsas (ou auto compras)

            Mas, se você acredita que não cometeu nenhuma dessas ações e, mesmo assim, teve a sua conta suspensa, é provável que a punição tenha sido injusta.

            Sendo assim, o ideal é buscar o auxílio de um advogado especialista, pois existem boas chances de recuperar a sua conta na justiça.

            Bom, por enquanto é só!

            E se você ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente, combinado? 

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