Somos especialistas em assistência jurídica para vendedores do Mercado Livre: saiba como recorrer se a plataforma suspendeu suas vendas ou está bloqueando o seu saldo.
O Mercado Livre suspende contas que não violaram os Termos de Uso Talvez você não saiba, mas, muitas vezes, o Mercado Livre suspende a conta de um vendedor sem que ele tenha violado nenhuma regra nos Termos de Uso da plataforma.
O algoritmo de suspensão é 100% automatizado e comete injustiças. Quem interpreta o seu comportamento na plataforma é um sistema autônomo, que pode aplicar punições por “entender” erroneamente que você cometeu uma infração.
Mesmo contas com boa reputação e sem reclamações podem ser suspensas. O algoritmo pode não levar em consideração o seu histórico de vendedor confiável e bloquear as suas vendas mesmo assim.
Se o Mercado Livre não informou de forma clara o motivo da sua suspensão, você tem boas chances de recuperar sua conta.
Anunciar produtos proibidos ou usar linguagem imprópria pode resultar em suspensão.
Acontece quando a plataforma suspeita que houve atividades de hackers na sua conta.
Erroneamente e faz suspensões injustas arbitrariamente. Para piorar: frequentemente, não há informação clara e nem oportunidade de defesa.
Sente que sofreu uma suspensão injusta?
O Mercado Livre tem, por hábito, remover todo o acesso de contas suspensas à plataforma, de forma que se torna praticamente impossível ter acesso ao suporte.
De toda forma, caso consiga alguma forma de contato, descreva o seu caso com maior riqueza de detalhes possível.
Armazene “prints”, números de protocolo e quaisquer outras provas de que você buscou a resolução diretamente com a plataforma e não obteve sucesso.
Além disso, recolha provas de que a alegação do Mercado Livre não é verdadeira (caso saiba o motivo da suspensão). Por exemplo: se alegam que você vende réplicas, mostre imagens provando que não vende.
Tente solução em portais de defesa do consumidor como Reclame Aqui e Consumidor.gov.
Ainda que o Mercado Livre não te responda ou resolva o seu problema, você acumula mais uma prova de que está buscando solução amigavelmente.
Uma vez esgotadas todas as vias extrajudiciais de solução, busque ajuda de um advogado da sua confiança e que tenha experiência com marketplaces.
Apresente a ele toda a documentação que você reuniu nos passos anteriores.
Formado em Direito pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, é um estrategista digital apaixonado pelo direito e novas tecnologias. Atua como professor e advogado especialista na defesa do trabalhador e do consumidor frente às tecnologias modernas, inscrito na OAB/CE 36.237.
Conhecemos as particularidades dos processos contra o Mercado Livre, sabemos a linguagem e as táticas que a defesa da plataforma utiliza e sabemos os melhores caminhos.
Nossa equipe não vai se espantar com o seu caso e saberá exatamente o que fazer. São mais de 9 mil clientes atendidos em todo o Brasil.
Pode procurar: nosso escritório tem nota 5 nas avaliações do Google, com mais de 350 avaliações.
Este site não faz parte do Google nem do Facebook ou do Facebook Inc. Além disso, não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial do governo, NÃO praticamos fraude, não somos uma empresa que vende criptoativos ou qualquer outro serviço.
Essa empresa trabalha exclusivamente com serviços jurídicos.