Coronavírus: o que fazer com viagem marcada

Viagem e coronavírus: conheça seus direitos!

Na nossa opinião, por causa do coronavírus e suas consequências globais, o consumidor tem o direito de cancelar a viagem e pedir um reembolso integral, ou remarcar a data, sem custo!

O coronavírus, que se espalhou pela Ásia, avança agora pela Europa. Países declararam quarentena, voos foram suspensos e viagens não são recomendadas. Você tinha viagem marcada?

Sendo confirmado o surto da doença no seu país de destino, o consumidor pode trocar a passagem para outra data sem custo ou, se preferir, cancelar a passagem aérea e receber o reembolso integral do valor pago. Se o seu voo foi suspenso, a companhia aérea também deve lhe dar essas opções.

Por mais que neste caso a companhia aérea não tenha culpa pelo ocorrido, a pandemia é reconhecida como um evento de força maior (um evento que afeta substancialmente uma relação contratual, sem que qualquer uma das partes tenha culpa). Com base na lei, nestes casos qualquer uma das partes poderá desistir do contrato, sem ônus, retornando cada uma delas para situação anterior à contratação. Ou seja, se você já tem uma passagem aérea comprada e deseja cancelar ou postergar sua viagem em razão da preocupação com o coronavírus, a empresa deve lhe dar alternativas para que você não saia prejudicado.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo Tomaz.app.

Posicionamento das companhias aéreas

Diante do avanço do COVID-19, as companhias aéreas estão com novas políticas de remarcação e cancelamento de voos para os destinos impactados pela epidemia. Viajantes com passagens aéreas compradas para destinos afetados pelo coronavírus devem procurar as companhias aéreas e conferir a situação das viagens. No momento, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros evitem viajar para o exterior.

Abaixo segue o posicionamento de cada empresa aérea, segundo comunicado enviado às agências de viagens. Vale lembrar que qualquer pedido de cancelamento, remarcação ou reembolso deve ser feito diretamente com a companhia aérea (caso tenha comprado com a companhia aérea) ou com seu agente de viagens ou ainda sua agência de viagens online.

Air Canada

A Air Canada oferece opções aos passageiros com voos para China ou Itália (ou que passem por esses países). Viajantes com voos pelos aeroportos de Milão, Bolonha, além de Torino, Verona ou Veneza podem remarcar seus bilhetes para voar até 31 de março. No caso dos voos que passam pela China, a companhia oferece reembolso integral ou remarcação para até junho. Clique aqui e veja mais informações.

Air China

A Air China é certamente a companhia mais afetada. E por isso está com uma política de alteração ou reembolso bem flexível. Boa parte dos seus voos internacionais estão sendo cancelados. Segundo o último comunicado, podem pedir reembolso, sem custo adicional, todos os bilhetes começando com o número 999. Desde que tenham sido comprados antes de 28 de janeiro para voos pela Air China ou voos em parceria com código CA com uma data de viagem posterior a 1 de janeiro de 2020 (inclusive). Confira todas as regras aqui.

Air Europa

Passageiros com destino ou origem a Itália com bilhetes que comecem por 996, emitidos até 28 de fevereiro para viajar até 31 de março poderão mudar a data do voo, conforme a validade do bilhete. Outra opção é mudar o destino e viajar até 15 de junho para outros lugar na Europa ou África. Confira o comunicado da Air Europa.

Air France

A companhia suspendeu temporariamente seus voos para a China até 29 de março (data prevista, porém depende de uma série de fatores). No entanto, as operações para a Itália estão mantidas, porém se quiser remarcar sem custo pode fazer até dia 15 deste mês. Mais informações aqui.

Alitalia

Até o momento, a Alitalia se pronunciou dizendo que tem restringido embarque de passageiros provenientes da China, Hong Kong, além de Macau e Taiwan que não tenham se submetido a um “período de quarentena” de 14 dias fora do país de risco. Porém não há nada em seu site sobre cancelamento, remarcação ou reembolso.

American Airlines

A American Airlines está com diferentes condições para passageiros que tenham voos com partida, chegada ou conexão na Coreia do Sul, Hong Kong, China e Itália. Para cada país, uma regra. Acesse o site e entenda.

Azul

A brasileira Azul está disponibilizando reembolso para quem tem conexão em Lisboa ou Porto desde que o destino final ou origem sejam Itália.

British Airways

A British cancelou seus voos para Pequim ou Xangai até 17 de abril, oferecendo reembolso ou opções para remarcação das passagens. Para quem comprou voos para Hong Kong com embarque até 31 de maio também pode pedir remarcação para o mesmo destino, porém em outra data.

Para Itália a companhia segue operando normalmente. No entanto, oferece remarcação para quem tem viagem marcada até 15 de março para cidades do norte italiano (como Milão, Turim, Bolonha, Veneza, Bergamo e Verona). Confira o comunicado da British.

Cabo Verde Airlines

A Cabo Verde Airlines suspendeu seus voos entre o país africano e Itália até 20 de março. Os passageiros com reservas para o período que ainda não iniciaram suas viagens poderão remarcar os voos para datas posteriores, sem quaisquer penalizações, ou receber o reembolso integral do bilhete. Veja mais informações aqui.

Delta

A Delta está com políticas especiais de remarcação ou cancelamento de voo para passageiros com destino a Xangai e Pequim, na China, além de Seul, na Coreia do Sul, e Itália (todos os destinos operados no país europeu) até 30 de abril. Os bilhetes poderão ser remarcados gratuitamente para outras datas até final de maio. Veja aqui as regras.

Emirates

A Emirates cancelou todos os voos para Irã e China. Os clientes podem pedir reembolso ou mudar a data da viagem com isenção de taxa e diferença de tarifa. Já os passageiros com reservas para Singapura até 31 de março também poderão entrar em contato com a companhia para remarcar ou redirecionar seu itinerário com isenção de taxa e diferença de tarifa. Confira aqui mais informações.

Iberia

Devido ao impacto do coronavírus no Norte da Itália, a Iberia informa que passageiros com voos marcados para Milão, Turim, Roma ou Veneza podem remarcar gratuitamente suas passagens para até 31 de março. A remarcação sem custo vale somente para passagens compradas até final de fevereiro.

Latam

A Latam informa que suspenderá atér 16 de abril suas operações entre São Paulo e Milão. Os clientes com passagens emitidas de/para Milão poderão optar por uma das seguintes alternativas sem cobrança de taxas, dentro da validade do bilhete: Remarcação da data do voo (sem multa ou diferença tarifária); Reembolso completo (sem multa); Remarcação de origem/destino (sem multa e sujeito a diferença tarifária). Com relação aos passageiros que estão em Milão com passagem de retorno ao Brasil, a companhia se compromete a garantir o seu regresso ao país por meio de voos da Latam ou de companhias aéreas parceiras que operam esta rota.

Lufthansa

O Grupo Lufthansa, que engloba a companhia aérea alemã, Swiss e Austrian, cancelou seus voos para China até 24 de abril. Para Hong Kong os voos estão sendo reduzidos. Se você tem viagem marcada por pedir alteração da data da viagem ou reembolso gratuitamente. Confira aqui.

KLM

A KLM está com seus voos para China suspensos até pelo menos 29 de março. Já para norte da Itália a companhia segue operando, mas oferece flexibilidade para remarcação dos bilhetes. Passageiros com voos para Milão, Veneza ou Bolonha até 15 de março poderão remarcar seus voos para até 3 de abril. Veja aqui as informações.

Qatar Airways

A Qatar cancelou seus voos para China! Aeroportos de Pequim, Shanghai e Guangzhou tem voos cancelados até 30 de março. Já Hangzhou , Chongqing, além de Chengdu as operações seguem suspensas até 30 de abril. Passageiros com voos para essas cidades podem solicitar a remarcação ou reembolso sem custo. Confira aqui.

United Airlines

A United cancelou seus voos para a China e Hong Kong. Para quem tem voo marcado para Wuhan o reembolso está sendo feito de forma gratuita, desde que o bilhete tenha sido comprado até 21 de janeiro deste ano. Para outros destinos na China há opção de remarcar o bilhete para uma data posterior. Também há políticas de remarcação para Coréia e norte da Itália. Veja mais informações aqui.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo Tomaz.app.