homem assinando contrato ao lado de uma miniatura de casa

Cuidados na compra de imóvel! Como evitar o atraso na entrega?

Atraso na entrega do imóvel? Entenda o que você pode fazer para evitar!

Esse é um tema fundamental a todos os futuros proprietários, pois existem muitos detalhes importantes. E, como dizem por aí: é melhor prevenir do que remediar! Logicamente, não há nada que o consumidor possa fazer para garantir que o imóvel seja entregue dentro do prazo, com 100% de certeza. No entanto, existem meios para diminuir esse risco. Veja nossas dicas de cuidados na compra de um imóvel!

Reputação

Uma das melhores funcionalidades que a internet entrega aos consumidores está na análise de reputação das empresas. Vá a fundo nesse tema, sem medo de dedicar tempo a essa pesquisa.

Considere que a compra de um imóvel representa um contrato patrimonial muito caro. Portanto, você precisa encontrar uma empresa séria, sólida e reconhecida na qual possa confiar o seu dinheiro — uma construtora que seja profissional e ágil na resolução das dúvidas de seus clientes.

Para tanto, basta pesquisar a reputação da empresa em plataformas como o Reclame Aqui, assim como nas avaliações redigidas pelos usuários nas redes sociais, pesquisando pela empreiteira no Facebook e no Google.

Contrato

Leia o contrato! Simples, sem pressa, sem afobação! Entendemos que o momento é de euforia, pois trata-se de uma conquista importante. Mas faça a leitura com calma e, preferencialmente, em casa. Não tome uma decisão precipitada, sob o olhar de um consultor imobiliário ávido pela comissão.

Eles entendem o momento e permitem que você leve o contrato para ler com mais tempo. Você poderá até mesmo questionar e sugerir alterações em algumas seções, para que encontrem um ponto de entendimento mútuo.

O contrato implica em um acordo com valor judicial. A sua assinatura dará fé ao documento, portanto, muita atenção nessa hora!

Comprovações

Mais um cuidado É um cuidado  na compra de imóvel.Essa é uma prática muito importante e simples de ser realizada. Acumule todo tipo de documento comunicativo, informativo, contratual e fiscal que documente a sua compra.

Guarde todo tipo de material publicitário que contenha informações do imóvel em questão, armazenando as conversas realizadas com consultores, e-mails trocados, recibos de pagamento e afins.

Quanto mais evidência material você tiver a comprovar seu prejuízo, melhor! Inclusive, essa é uma dica que se estende para além de atrasos na entrega, servindo com ainda mais eficiência ao momento de reclamar dimensões ou condições estruturais do seu imóvel.

Sensatez

O mercado está repleto de boas oportunidades, principalmente em alguns períodos da economia, mas lembre-se de que a sensatez é indispensável ao realizar uma compra. Pondere os motivos de um imóvel estar realmente tão barato!

Novamente, conduza um pente fino sobre o autor da oferta: a construtora é confiável? Tem histórico judicial com suspeitas de fraude? O imóvel sofreu desvalorização por algum fato omisso — problemas estruturais, homicídios e/ou suicídios?

Entenda que uma certa dose de desconfiança não lhe fará mal algum, principalmente ao analisar preços inexplicavelmente baixos ao mercado atual.

Registro

Todas as precauções acima agregam segurança ao consumidor. Mas existe um último critério capaz de amenizar as dúvidas. Perceba que todo empreendimento imobiliário conta com um Registro Memorial de Incorporação, que atesta a regularidade da obra junto à Prefeitura.

A numeração desse registro deve ser facilmente visualizada nos materiais publicitários do empreendimento, como panfletos, folders, infográficos e afins. Caso não encontre essa numeração, “ligue” o alerta suspeita, pois existe a possibilidade de tratar-se de uma obra irregular.

Inclusive, a comercialização de imóveis sem esse registro é severamente penalizada na Justiça. Aqui, caberá o consumidor identificar a irregularidade para então, denunciá-la ao PROCON.

Se, mesmo assim aconteceu o atraso, conheça seus direitos aqui!

Não seja ingênuo, fique ligado nos seus direitos!

Continua com alguma dúvida específica sobre algo que aconteceu com você? Deixe nos comentários ou entre em contato com a gente!