Seu filho ou filha é uma estrela? Você administra a carreira de um artista mirim? Tudo vai muito bem até que o Instagram resolve desativar o perfil, justamente por acreditar que ele seja administrado por uma criança com menos de 12 anos.
Aconteceu com você? Pode parecer um absurdo, mas infelizmente isso acontece com muita frequência.
Segundo pesquisas, a indústria do entretenimento infantil é uma usina capaz de converter fofura e talento em fama. No entanto, plataformas como o próprio Instagram, por exemplo, relatam cuidados rigorosos em casos como esse.
Preparamos este conteúdo para você que administra o perfil de um artista mirim.
Acompanhe e boa leitura:
- 1. Quem são os artistas mirins?
- 2. Quais são os requisitos para criar um perfil no Instagram?
- 3. Perfis de crianças podem ser administrados pelos responsáveis?
- 4. Quais são os riscos envolvidos?
- 5. Como recuperar o perfil no Instagram rapidamente?
- 6. Versão para menores?
- 7. Conclusão
1. Quem são os artistas mirins?
O termo artista mirim normalmente é associado àquelas crianças que atuam profissionalmente como atores ou atrizes na televisão. Hoje, no entanto, uma criança pode fazer muito sucesso nas redes sociais por pura fofura, sem apresentar um talento em especial.
Crianças com milhares de seguidores nas plataformas com o Instagram, é cada vez mais comum. Existem ainda, crianças que, desde de seu nascimento, vivem suas vidas sendo vistas por milhares de pessoas.
No entanto, por serem crianças, muitas vezes não entendem o tamanho que elas possuem e a proporção desses canais.
Hoje, as redes sociais possuem cada vez mais crianças ganhando fama e dinheiro com o estímulo e administração dos pais.
De acordo com a Ayoo, em seu artigo “Instagram infantil: crianças podem ter rede social?” Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que 40% das mães entre 18 e 34 anos criam perfis em redes sociais para filhos com menos de 1 ano.
Já outros 7% fazem o mesmo quando a criança completa 2 anos. O estudo foi feito pela Gerber, com cerca de 1.000 mães com filhos de até 2 anos.
2. Quais os requisitos para criar um perfil no Instagram?
Para criar um perfil no Instagram, a comunidade apresenta a seguinte informação:
“O Instagram é um aplicativo de redes sociais usado para compartilhar fotos, vídeos e mensagens. Seja por meio do Stories, do feed, do Live, do IGTV ou do Direct, a nossa missão é aproximar as pessoas das coisas que elas adoram e das pessoas que amam.
Para fazer isso, na nossa opinião, é essencial que o Instagram seja um local seguro e acolhedor em que as pessoas possam se expressar.
A idade mínima para ter uma conta do Instagram é 13 anos. Os adolescentes usam o Instagram para comemorar grandes marcos, compartilhar momentos cotidianos, manter contato com amigos e familiares, criar comunidades de apoio e conhecer outras pessoas que compartilham das mesmas paixões e interesses.“
Ainda:
“Seus Compromissos
Em troca de nosso compromisso em fornecer o Serviço, exigimos que você se comprometa com o exposto a seguir.
Quem pode usar o Instagram. Queremos que nosso Serviço seja o mais aberto e inclusivo possível, mas também desejamos que ele seja seguro e esteja em conformidade com a lei. Por isso, precisamos que você se comprometa em relação a algumas restrições para fazer parte da comunidade do Instagram.
- Você deve ter pelo menos 13 anos ou a idade mínima legal em seu país para usar o Instagram.
- Você não pode estar proibido de receber qualquer parte de nosso Serviço de acordo com a legislação aplicável, nem se envolver em pagamentos relativos ao Serviço se você estiver em uma lista aplicável de terceiros não autorizados.
- Sua conta não pode ter sido desativada por nós por violação da lei ou de qualquer uma de nossas políticas.
- Você não pode ter sido condenado por crime sexual.
Como se vê, há uma preocupação genuína do Instagram em proteger a privacidade das nossas crianças, porém seu algoritmo nem sempre aplica punições justas a perfis profissionais dos nossos artistas mirins.
3. Perfis de crianças podem ser administrados pelos responsáveis?
O Instagram permite que os perfis sejam administrados pelos responsáveis da criança, uma vez que a criação do perfil e dos conteúdos, claramente, são realizadas por adultos.
Existem muitos perfis de crianças administrados pelos pais, no entanto, como falamos anteriormente, há casos em que a plataforma “reconhece” e “acredita” que são as próprias crianças (e não os pais) que estão por trás da geração de conteúdo. E, nesses casos, pode haver uma punição equivocada ao perfil.
O próprio Instagram já reconheceu a preocupação da comunidade com o aumento da exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. Veja uma carta escrita pela plataforma sobre este assunto:
“Uma carta dos pais que trabalham no Instagram
Caso você esteja lendo isto, provavelmente é pai, mãe ou responsável. Com base em pesquisas, sabemos que muitos pais se preocupam com a segurança online dos filhos adolescentes. Como pais que trabalham no Instagram, queremos abordar essas preocupações. Todos os dias, vamos para o trabalho pensando nos nossos filhos. Criar um filho é uma responsabilidade maravilhosa e uma oportunidade incrível. Para cada oportunidade incrível que a criação de filhos oferece, há outra desafiadora: estamos criando a primeira geração de nativos digitais, para os quais o mundo online é tão importante quanto o offline.
Sabemos que os pais podem ter dificuldade para entender o que os filhos estão fazendo online e por que eles passam tanto tempo no smartphone. Embora publicar fotos e vídeos pareça ser instintivo para adolescentes, a verdade é que muitos deles pensam bastante sobre o que compartilham online. É difícil saber como conversar abertamente com os nossos filhos e mantê-los seguros enquanto ainda aprendemos a lidar com esse cenário. Também temos essas preocupações, assim como todos que trabalham no Instagram. Sentimos uma grande responsabilidade em garantir que o Instagram seja uma comunidade acolhedora.“
Aqui, o Instagram alega que os pais podem não entender o cenário digital e é justamente por isso que eles criam recursos como esse.
Leia mais: O uso de robôs pode desativar o seu instagram
4. Quais os riscos envolvidos?
Sendo artista mirim ou não, as crianças no ambiente online, quando expostas, tornam-se vulneráveis.
Isso porque comentários e reações, que nem sempre são bacanas, criam memórias digitais que podem afetá-las na infância.
Justamente por esse e outros motivos, a plataforma deixa bem claro em suas diretrizes uma idade mínima para criar o perfil.
Hoje, quando falamos em artistas mirins expostos na internet, estamos falando em proporção elevada pelo tamanho da audiência que as acompanha.
Ou seja, num mundo digital, a presença das crianças é sim esperada, no entanto, deve acontecer de forma controlada por meio dos seus pais e representantes legais.
5. Como recuperar o perfil do Instagram rapidamente?
Para recuperar o perfil no Instagram do seu artista mirim rapidamente, caso não tenha violado nenhuma das regras do aplicativo, separamos algumas dicas:
- Realize os procedimentos de recuperação de perfil na Central de Ajuda do Instagram, gravando a tela do seu telefone (aqui, seria importante enviar ao Instagram provas de que é você – mãe, pai ou representante legal do menor – que administra o perfil).
- Formalize por escrito uma reclamação no Reclame Aqui, informando que você é maior de idade e administra o perfil de um menor com atividade profissional.
- Organize provas de que é você quem administra o perfil do menor (normalmente, documento que comprova a sua relação com o menor, conversas no Direct ou WhatsApp com parceiros e fãs, uso de e-mail vinculado à conta no seu nome, vídeos veiculados que demonstram claramente que é você que gera o conteúdo).
- Separe os documentos (contratos, conversas no WhatsApp, extratos bancários etc.) que comprovam a renda mensal com a atividade profissional do menor.
- Documente os transtornos e prejuízos enfrentados com a retirada do perfil do artista mirim do ar (reclamações de clientes/parceiros, rescisão de contratos, perda de oportunidades profissionais, etc).
Se você tomar essas 5 medidas e não conseguir recuperar o seu perfil no Instagram em 5 dias, você poderá tomar as medidas legais necessárias para discutir a reativação do perfil do seu artista mirim na justiça.
Importante: tenha sempre os seus direitos na ponta da língua, pois você nunca sabe exatamente quando vai precisar deles.
Uma dúvida comum é: quanto tempo leva para reativar o perfil, caso eu precise entrar na justiça?
O tempo de espera até a reativação de perfil vai depender de diversos fatores, incluindo da sua própria escolha entre discutir o caso nos Juizados Especiais Cíveis ou na Justiça Comum.
Em primeiro lugar, saiba que seu perfil pode ser reativado em caráter de exceção no início do processo – antes do Instagram apresentar a sua defesa – ou somente após um julgamento favorável, o que pode demorar um pouco. A reativação, portanto, pode levar alguns dias (no melhor dos casos) ou alguns meses (no pior deles).
Ou seja, você pode solicitar que o seu perfil seja reativado imediatamente, até que o juiz tenha todas as provas para julgar o caso.
Aqui, estamos falando do pedido de tutela de urgência, medida que visa impedir que o consumidor acabe punido sem entender o que aconteceu ou sem ter cometido nenhuma irregularidade.
6. Versão para menores?
Sim, segundo pesquisas, o Instagram está preparando uma versão da rede social de fotos e vídeos destinada a crianças – focada exclusivamente na geração alpha.
Os informações sobre o projeto foram transmitidos para a própria plataforma e teria como missão criar um novo pilar para os jovens dentro do próprio Grupo de Produto da Comunidade.
No entanto, para isso, o foco será primeiramente em elevar o trabalho de integridade e privacidade para garantir mais segurança aos adolescentes. E, então, será iniciada a criação de uma versão do Instagram para menores de 13 anos.
Conclusão
De acordo com os termos da plataforma, é proibido menores de 13 anos terem um perfil no Instagram.
Isso porque pesquisas apontam que o Brasil está entre os países que mais consome conteúdos nas redes sociais, sendo grande parte produzidos para crianças.
Isso explica o fato dos pequenos representarem um dos principais públicos de plataformas como essa e surgirem cada vez mais artistas mirins.
Agora, quando se trata da desativação do perfil, muitos de seus direitos podem estar sendo violados.
Portanto, é preciso entender exatamente quais são esses direitos e o que você precisa fazer para não sair prejudicado.
Dessa forma, considere procurar por um advogado especialista no assunto para avaliar quais medidas adotar para tentar reativar o perfil do seu artista mirim no Instagram.
Você terminou de ler esse post e agora você já sabe:
- 1. Quem são os artistas mirins;
- 2. Quais são os requisitos para criar um perfil no Instagram;
- 3. Perfis de crianças podem ser administrados pelos responsáveis?;
- 4. Quais são os riscos envolvidos;
- 5. Como recuperar o perfil no Instagram rapidamente;
- 6. Versão para menores.
Com todo o conhecimento que eu te apresentei, o próximo passo é buscar a ajuda de um excelente profissional para te orientar de forma correta.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado!
Mas se ficou alguma dúvida sobre a desativação do perfil do Instagram, entre em contato clicando no botão abaixo.