Diariamente, usuários reportam o bloqueio de seus perfis no Instagram, sem que tenham cometido algum tipo de infração.
A plataforma, por meio das Diretrizes da Comunidade e Termos de Uso, entende que alguns perfis podem realizar práticas que influenciam negativamente os processos de rede social e até mesmo driblar os termos de privacidade para ganhar mais seguidores e visibilidade.
A ditadura do algoritmo está sujeita a erros e podem impactar diretamente sobre os conteúdos que serão exibidos em seu feed.
Se você teve o seu perfil desativado ou bloqueado significa que a plataforma entendeu que você, de certa forma, transgrediu os termos de uso ou alguém denunciou o seu perfil.
Existem diversos motivos para a exclusão ou bloqueio de sua rede social, como o uso de robôs, múltiplos acessos ao seu perfil, infração de direitos autorais ou conteúdo inapropriado.
Nesse artigo de hoje, vamos abordar especificamente a publicação de Conteúdo Inapropriado, esclarecendo quais imagens, fotos e conteúdos podem ser passíveis de punição, como evitar infringi-los e o que fazer caso o seu perfil tenha sido bloqueado injustamente.
Acompanhe e boa leitura:
- O que é conteúdo inapropriado no Instagram
- Tipos de conteúdo inapropriado
- Ditadura do algoritmo
- O que acontece se você publicar excesso de pele
- Diretrizes da Comunidade
- Como evitar a violação das Diretrizes da Comunidade por “excesso de pele”
- Recorrer à justiça para reverter a desativação do seu perfil
- O que acontece se você for prejudicado financeiramente
- Conclusão
1. O que é Conteúdo Inapropriado no Instagram
Para podermos entender como as Diretrizes da Comunidade e Termos de Uso, classificam o conteúdo como inapropriado, e por consequência a desativação do perfil por práticas que influenciam negativamente os processos de rede social, precisamos saber o que é um conteúdo inapropriado.
O que parece ser a simples postagem de uma foto, expondo a pele, pode ser entendido pela ditadura do algoritmo, como imagem de nudez total ou parcial ou até mesmo de cunho sexual.
Influenciadores digitais, artistas, empresários, estão sendo penalizados, sem que tenham violado nenhuma regra dos Termos de Uso da Plataforma.
A desativação de perfis, sem notificação prévia, e sem motivo justo, é muito mais frequente do que você imagina. Além dos danos morais, a desativação arbitrária pode acarretar prejuízos profissionais. Atualmente, a rede social é a principal ferramenta de convívio e trabalho dos usuários.
Conteúdo inapropriado significa que uma foto, um vídeo ou conteúdo, podem ter cunho sexual ou violento. Podem chocar as pessoas , perturbá-las ou ameaçá-las.
2. Tipos de Conteúdo Inapropriado
Vimos em nosso post, que conteúdo inapropriado significa que uma foto, um vídeo ou conteúdo de cunho sexual ou violento. Podem chocar as pessoas, perturbá-las ou até mesmo ameaçá-las.
Trouxemos para vocês, tipos de conteúdo inapropriados, segundo a plataforma:
- Conteúdo perigoso ou explorativo
- Conteúdo provocador
- Conteúdo com deturpações
- Conteúdos contendo nudez: Mesmo que haja exposição parcial da pele. O algoritmo identifica a publicação como “ Excesso de Pele”. O que significa, portanto, que as imagens são identificadas como nudez, ainda que não seja o caso, e punidas com a desativação do perfil.
Mesmo que haja exposição parcial da pele, a plataforma não permite a publicação desse tipo de conteúdo digital, penalizando o perfil, por meio de sua desativação.
3. Ditadura do Algoritmo
Muito se fala em algoritmo do Instagram. Mas afinal, como ele funciona?
É o que vamos ver agora em nosso post!
Algoritmo é um conjunto de critérios estipulados pela plataforma, para recomendar ou não uma publicação. É ele que irá definir qual post irá para o topo do feed, qual post será apresentado dentro do Recurso Explore e qual Stories, Reels ou vídeos aparecerão para cada usuário.
Essa orientação vai entregar conteúdos que sejam relevantes e estimular o usuário a passar mais tempo na rede social.
No entanto, essa orientação de publicações, não é aleatória. Há uma regra definida pelas Diretrizes da Comunidade e Termos de Uso, para personalizar a publicação que ficará visível aos usuários.
O uso da Inteligência artificial, irá definir de fato o que pode ser relevante para cada perfil.
Você já reparou que quando se está navegando na plataforma, se você tem interesses por viagens, por exemplo, aparecem publicações seguindo essas tendências? Se você demonstrar maior interesse por culinária, as publicações exibidas serão direcionadas para esse sentido?
É a ditadura do algoritmo determinando o post que irá para o seu feed e em qual ordem será exibido!
Agora você já sabe como os algoritmos podem interferir nas suas redes sociais.
E como os algoritmos descobrem as suas preferências, os seus interesses e o que você procura nas mídias? Os critérios estipulados pelas Diretrizes da Comunidade, seguem parâmetros, e dessa forma, maior controle sobre as postagens de seus usuários. Os critérios são:
Interesse: O algoritmo leva em conta o comportamento do usuário e suas preferências.
Temporalidade: publicações que não receberam curtidas ou comentários, tendem a ser deixadas de lado.
Relacionamento: Irá medir o grau de relacionamento entre quem observa a publicação e quem a publicou.
Frequência e Uso: o tempo que o usuário navega na plataforma também é levado em conta.
Seguidores: o algoritmo busca utilizar a lista de seguidores para exibir os conteúdos.
A plataforma trabalha com algoritmos para identificar padrões e combater violações contra os termos de uso.
Ou seja, você pode ser julgado e punido por uma máquina em questão de segundos, colocando em risco seus direitos constitucionais mais elementares.
Como vimos lá no início de nosso post, a ditadura do algoritmo também é passível de erros, e que podem acarretar no bloqueio ou desativação do perfil, sem justo motivo e aviso prévio.
Quando a ditadura do algoritmo desativa o perfil
Como vimos há pouco, é a ditadura do algoritmo que personaliza a publicação de cada perfil, por meio da inteligência artificial.
Você pode ser julgado e punido por uma máquina em questão de segundos, colocando em risco seus direitos constitucionais mais elementares.
O seu perfil pode ser desativado por diversos motivos, como o uso de robôs, múltiplos acessos ao seu perfil, infração de direitos autorais e sobretudo conteúdo inapropriado.
No entanto, pode ser que a desativação tenha ocorrido injustamente, por engano, erro informático ou até mesmo um bug ,causando a desativação.
Se você não fez publicação de conteúdo inapropriado, pode ser que o seu perfil tenha sido desativado sem justo motivo.
4. O que acontece se você publicar “Excesso de Pele”?
Como vimos em nosso post, a ditadura do algoritmo, segue as regras e orientações das Diretrizes da Comunidade e Termos de Uso.
Você postou em seu perfil, conteúdos contendo nudez, ou conteúdos em que haja exposição parcial da pele? O algoritmo identifica a publicação como “ Excesso de Pele”. O que significa, portanto, que as imagens são identificadas como nudez, ainda que não seja o caso, e punidas com a desativação do perfil.
Mesmo que os conteúdos não tenham o contexto sexual, a plataforma poderá decidir pela remoção das imagens, já que há usuários que poderão usá-las de maneira inapropriada ou fora do contexto.
Outros usuários, também poderão entender a sua publicação de “ excesso de pele” como conteúdo de cunho sexual, e denunciá-lo, sob alegação de violação das Diretrizes da Comunidade do Instagram.
5. O que dizem as Diretrizes da Comunidade?
Publique fotos e vídeos apropriados para um público variado.
Sabemos que há momentos em que as pessoas podem querer compartilhar imagens de nudez de natureza artística ou criativa, mas, por vários motivos, não permitimos nudez no Instagram. Isso inclui fotos, vídeos e alguns conteúdos criados digitalmente que mostram relações sexuais, genitais e foco em nádegas totalmente expostas. Algumas fotos de mamilos femininos também estão incluídas, mas fotos no contexto de amamentação, parto e pós-parto, em situações relacionadas à saúde (por exemplo, pós-mastectomia, conscientização sobre câncer de mama ou cirurgia de confirmação de gênero) ou como ato de protesto são permitidas. Nudez em imagens de pinturas e esculturas também é permitida.
As pessoas gostam de compartilhar fotos e vídeos dos filhos. Por motivos de segurança, em alguns momentos, podemos remover as imagens que apresentam crianças nuas ou parcialmente nuas. Mesmo quando o conteúdo é compartilhado com boas intenções, outras pessoas podem usá-lo de maneira inesperada.
Dessa forma, de acordo com os Termos e Diretrizes da Comunidade, não são tolerados conteúdos com “excesso de pele”, mesmo que compartilhados com boas intenções, sob pena de remoção do conteúdo e desativação do perfil.
Mesmo que você tenha violado alguma regra do Instagram, não poderá ser punido até que a plataforma explique com clareza o motivo para a desativação do seu perfil.
6. Como evitar a violação das Diretrizes da Comunidade por publicação de “Excesso de Pele”
Muitos internautas, fazem publicações, mas sem intenção de ofender a imagem, ou chocar as pessoas com o teor do conteúdo.
Se você não teve intenção de publicar fotos e imagens de “excesso de pele” com conotação sexual, será possível, solicitar uma nova análise de seu conteúdo, pela Diretrizes da Comunidade e explicar por que o seu conteúdo foi removido e seu perfil foi desativado.
Ainda em conformidade com as Diretrizes da Comunidade e Termos de Uso:
Remoção de conteúdo e desativação ou encerramento de sua conta
- Poderemos remover qualquer conteúdo ou informação que você compartilhar no Serviço se acreditarmos que tal conteúdo viole estes Termos de Uso ou nossas políticas (incluindo nossas Diretrizes da Comunidade do Instagram) ou estivermos autorizados ou obrigados por lei a fazê-lo. Poderemos recusar fornecer ou parar de fornecer imediatamente todo o Serviço ou parte dele para você (incluindo encerramento ou desativação do seu acesso aos Produtos do Facebook e aos Produtos das Empresas do Facebook) a fim de proteger nossos serviços ou nossa comunidade, ou se você criar risco ou exposição legal para nós, violar estes Termos de Uso ou nossas políticas (incluindo nossas Diretrizes da Comunidade do Instagram), violar repetidamente os direitos de propriedade intelectual de outras pessoas ou em caso de permissão ou exigência legal nesse sentido. Também poderemos encerrar ou alterar o Serviço, remover ou bloquear o conteúdo ou as informações compartilhadas no Serviço ou parar de fornecer todo o Serviço ou parte dele se determinarmos que isso é razoavelmente necessário para evitar ou reduzir impactos legais ou regulatórios adversos para nós. Se acreditar que a sua conta foi encerrada por engano ou se quiser desativar ou excluir permanentemente a conta, acesse a nossa Central de Ajuda. Quando você solicita a exclusão de um conteúdo que publicou ou a exclusão da sua conta, o processo se inicia automaticamente em até 30 dias após a sua solicitação. É possível que a exclusão do conteúdo ocorra em até 90 dias após o início do processo de exclusão. Apesar de o processo de exclusão de determinado conteúdo já ter começado, o conteúdo não é mais visível aos demais usuários, mas ele permanece sujeito a estes Termos de Uso e à nossa Política de Dados. Após a exclusão do conteúdo, talvez levemos mais 90 dias para removê-lo de nossos sistemas de backup e de recuperação de desastres.
Caso a equipe entenda que removeu a sua publicação injustamente, você será notificado e o seu conteúdo será novamente publicado. A plataforma entenderá que você foi punido injustamente, que não passou de um mal entendido e você poderá acessar novamente o seu perfil.
No entanto, pode ser que a sua decisão não seja acolhida.
Por fim, pode ser que a sua solicitação de recurso nem seja analisada, dentro do período estimado de 90 dias.
O sistema que lida com os formulários é automatizado, pode ser que você não receba uma resposta satisfatória para seu problema.
Em alguns casos, há pessoas que não recebem resposta alguma.
Mas não se desespere. Caso sua solicitação não seja analisada, você poderá, ainda, recorrer à Justiça para tentar reativar o seu perfil.
Para evitar a violação das Diretrizes da Comunidade por publicação de conteúdo inapropriado “excesso de pele”, no Instagram, fique atento às regras das Diretrizes da Comunidade e Termos de Uso e:
- Evite fotos e vídeos que mostram “excesso de pele”, para que o algoritmo não entenda a publicação do conteúdo como “nudez”
- Inclua seu endereço e telefone atual. Caso você tenha o seu perfil desativado ou denunciado, você receberá um código de recuperação em seu telefone e contatar a equipe de suporte da plataforma
- Publique fotos com o seu rosto, com o intuito de facilitar o processo de restauração de seu perfil
7. Como recorrer a Justiça e reativar o seu perfil do Instagram
Se você precisar recorrer à Justiça para ter seu perfil de volta, poderá optar por discutir o caso nos Juizados Especiais Cíveis ou na Justiça Comum.
Sua escolha terá impacto sobre o tempo de espera para receber sua conta de volta.
Isso porque você poderá solicitar que o perfil seja reativado em caráter de exceção no início do processo – antes mesmo de todas as provas serem apresentadas.
Porém, na Justiça Comum é mais fácil conseguir a reativação imediata da conta do que nos Juizados Especiais Cíveis.
Grande parte dos perfis, são reativados após o usuário recorrer à justiça. Não deve haver punição, até que o motivo que levou à desativação seja identificado de forma clara e objetiva.
Portanto, a Justiça Comum é mais recomendada caso você precise do perfil com certa urgência.
Recomendamos que entre em contato com um advogado especialista para entender melhor sobre os riscos e benefícios de entrar na Justiça Comum.
Ter o auxílio de um profissional com conhecimento e experiência na área aumenta exponencialmente as chances de recuperação do seu perfil.
8. O que acontece se eu for prejudicado financeiramente?
Não é segredo que o Instagram se tornou uma fonte de renda para usuários.
Como vimos em nosso post, atualmente as redes sociais, são grandes plataformas de convívio e instrumento de trabalho.
Seja no caso de influenciadores digitais, ou mesmo pessoas que estão começando um negócio online, ficar sem o acesso à plataforma pode ser bastante prejudicial.
Felizmente, caso você tenha sofrido algum dano financeiro, um de seus direitos é justamente ser ressarcido pelos prejuízos.
Logo, se o Instagram aplicou a punição de maneira indevida, você tem o direito de ser ressarcido.
9. Conclusão
Hoje em nosso post, você aprendeu que a plataforma, por meio das Diretrizes da Comunidade e Termos de Uso, entende que alguns perfis podem realizar práticas que influenciam negativamente os processos de rede social e até mesmo driblar os termos de privacidade para ganhar mais seguidores e visibilidade.
Se você teve o seu perfil desativado ou bloqueado significa que a plataforma entendeu que você, de certa forma, transgrediu os termos de uso ou alguém denunciou o seu perfil.
Existem diversos motivos para a desativação de sua rede social, e hoje abordarmos especificamente a publicação de Conteúdo Inapropriado, esclarecendo quais imagens, fotos e conteúdos podem ser passíveis de punição, como evitar infringi-los e o que fazer caso o seu perfil tenha sido bloqueado injustamente.
Você agora já sabe:
- O que é conteúdo inapropriado
- Tipos de conteúdo inapropriado
- Ditadura do algoritmo
- O que acontece se você publicar excesso de pele
- Diretrizes da Comunidade
- Como evitar a violação das Diretrizes da Comunidade por “excesso de pele”
- Recorrer à justiça para reverter a desativação do seu perfil
- O que acontece se você for prejudicado financeiramente
Com todo o conhecimento que eu te apresentei, o próximo passo é buscar a ajuda de um excelente profissional para te orientar de forma correta.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado!
Mas se ficou alguma dúvida sobre a desativação do perfil do Instagram, entre em contato clicando no botão abaixo.