Ter a conta suspensa é um dos maiores medos dos lojistas da Amazon, não é mesmo?
E com razão.
Afinal, além de ficar sem vender seus produtos na plataforma, o saldo das vendas que você já realizou vai ficar bloqueado por cerca de 90 dias.
É um absurdo, eu sei!
E para te ajudar a fugir desse transtorno, eu decidi reunir aqui alguns dos principais motivos que levam à suspensão da conta na Amazon.
Olha só o que você vai descobrir nesse post:
- 1. Por que a minha conta foi suspensa na Amazon?
- 2. Minha conta da Amazon foi suspensa injustamente, e agora?
- 3. É possível recuperar a conta da Amazon na Justiça?
Com tudo isso em mãos, eu tenho certeza que vai ficar mais fácil proteger a sua conta das punições aplicadas pela plataforma.
Vamos lá?!
1. Por que a minha conta foi suspensa na Amazon?
Existem diversos motivos que podem levar à suspensão da sua conta na Amazon.
Para conhecer todos, é fundamental ler as regras estabelecidas nos termos e condições da plataforma!
Mas já adianto que alguns dos motivos mais comuns são:
- Acessar sua conta de diferentes dispositivos
- Vender produtos não autorizados
- Criar anúncios que infringem direitos autorais de outras pessoas
- Ter múltiplas contas
- Não se atentar às métricas de desempenho do vendedor
Continue comigo para entender cada um deles!
Acessar sua conta de diferentes dispositivos
Se a conta é acessada de diferentes dispositivos com muita frequência, a Amazon pode entender que a conta está sendo invadida por hackers.
Neste caso, o sistema de segurança da plataforma é acionado e a sua conta vai ser suspensa para proteger seus dados.
É uma medida importante e útil se, de fato, a conta estiver sofrendo ataques de criminosos.
No entanto, quando é o próprio vendedor acessando a conta de locais diferentes, a suspensão acaba gerando dor de cabeça.
Vender produtos não autorizados
A Amazon não permite a venda de determinados produtos, seja porque violam a lei ou porque vão contra as políticas internas da empresa. Sabia disso?
Pois é. Existe uma longa lista de produtos que você não pode vender na plataforma.
Essa lista inclui:
- armas e explosivos
- drogas e substâncias ilícitas
- animais vivos
- combustível
- tabaco ou qualquer produto que contenha tabaco
- pneus usados
- cosméticos que não estejam registrados junto à ANVISA
- produtos que precisam de prescrição, supervisão ou orientação médica para uso
- produtos que passaram do vencimento
Enfim, esses são apenas alguns exemplos.
É de extrema importância que o lojista leia a lista completa e evite anunciar os produtos proibidos para não perder a conta.
Criar anúncios que infringem direitos autorais de outras pessoas
A Amazon se preocupa em proteger os direitos de propriedade intelectual de terceiros.
Por essa razão, é proibido anunciar produtos falsificados ou piratas, ou criar anúncios com conteúdos que violem direitos de terceiros.
Além disso, é importante destacar que algumas marcas só permitem que empresas parceiras vendam seus produtos.
Então, nestes casos, mesmo se o produto for original, você vai precisar de uma autorização da marca para revender os itens na Amazon.
Do contrário, algum consumidor ou a própria empresa detentora dos direitos pode te denunciar e você vai acabar perdendo a conta.
Ter múltiplas contas
Em geral, a Amazon não permite que a mesma pessoa tenha múltiplas contas de vendedor.
A única exceção é se você comprovar que há uma “necessidade comercial legítima”.
Por exemplo, se você tem uma loja de jóias na plataforma e quer abrir uma nova loja, com outro nome e CNPJ, para vender alimentos. Neste caso, é possível ter mais de uma conta.
Deu para entender direitinho?
Para conhecer mais cenários em que existe essa “necessidade comercial legítima”, clique aqui e assista ao vídeo da Amazon sobre o tema.
De qualquer forma, lembre que se o marketplace identificar que o vendedor possui mais de uma conta, mas entender que não existe necessidade comercial, todas as contas podem ser desativadas.
Não se atentar às métricas de desempenho do vendedor da Amazon
Para garantir um padrão mínimo de qualidade entre os vendedores, a Amazon determina uma série de métricas de desempenho.
Isso inclui, por exemplo:
- Taxa de cancelamento pré-atendimento: são os pedidos que você cancelou nos últimos 7 dias. Essa taxa não pode estar acima de 2,5%.
- Índice de envios tardios: mostra para a Amazon e para o cliente se você costuma atrasar os pedidos. O vendedor pode ter no máximo 4% de envios tardios nos últimos 30 dias.
- Taxa de entrega pontual: representa os produtos entregues a partir da data que você estimou. O ideal é que a conta esteja sempre acima de 97%.
- Entre outras
Mas calma!
Se você ultrapassar um ou outro limite estabelecido pela plataforma, ela não vai te suspender logo de cara.
Em geral, o vendedor primeiro recebe avisos de que sua conta está em risco. No entanto, se você não fizer nada para melhorar o desempenho, pode ter a conta suspensa.

2. Minha conta da Amazon foi suspensa injustamente, e agora?
Quando uma conta de vendedor é suspensa, o primeiro passo é tentar descobrir o motivo da punição.
E vale destacar que, ao informar sobre a suspensão da conta, a Amazon envia um e-mail automatizado e que não explica com clareza o motivo da punição.
Pois é. A plataforma deixa nas mãos do vendedor a responsabilidade de analisar a própria conta e tentar descobrir o que teria feito de errado.
Complicado, né?
Depois de analisar, você pode enviar um e-mail com a resposta.
Se você entendeu o motivo da punição e acredita que ela é injusta, explique que a sua conta segue os termos e condições da plataforma e, se possível, apresente provas de que não há irregularidades.
Agora, se você analisou a conta e não conseguiu entender o que levou à suspensão, pergunte para a empresa qual foi o motivo exato da punição e qual regra específica você violou.
No entanto, saiba que você provavelmente vai receber outra mensagem automatizada da plataforma e não vai conseguir recuperar a conta.
Aliás, pode acontecer de a Amazon demorar muito para responder seu e-mail, te deixando na mão por dias…
Em qualquer um desses cenários, o mais indicado é buscar o auxílio de um advogado especialista, pois provavelmente você vai ter que entrar na Justiça para recuperar a conta.
3. É possível recuperar a conta da Amazon na Justiça?
Sim! Se você teve sua conta suspensa injustamente, existem boas chances de recuperar sua conta na Justiça.
Isso porque a relação entre a Amazon e o lojista é uma típica relação de consumo, na qual o lojista é consumidor dos serviços da plataforma.
Sendo assim, as regras criadas pela Amazon e o seu sistema de punição devem respeitar o nosso Código de Defesa do Consumidor.
E, de acordo com a lei, para que o marketplace possa aplicar qualquer tipo de punição, a empresa deve:
- Indicar de forma clara qual irregularidade você cometeu, quando teria cometido, e qual regra exata você infringiu
- Permitir que você exerça o seu direito de defesa, antes da punição
Mas, como você viu, não é isso que a Amazon faz na prática.
A plataforma não aponta com clareza qual é o motivo da punição e não oferece uma chance real para que o vendedor possa explicar seu lado da história.
É justamente por isso que talvez você consiga recuperar a conta na Justiça!
Para saber mais sobre os direitos do vendedor, leia nosso artigo: Conta suspensa na Amazon? Conheça os direitos do vendedor!
Conclusão
As regras da Amazon são de extrema importância para manter um padrão de comportamento adequado entre os vendedores e garantir a qualidade dos produtos anunciados.
Então, é claro que o melhor caminho é sempre ser cuidadoso e evitar violar os termos estabelecidos.
Ainda bem que você chegou ao fim desta leitura e agora conhece as principais condutas que devem ser evitadas na plataforma, tais como:
- Acessar sua conta de diferentes dispositivos
- Vender produtos não autorizados
- Criar anúncios que infringem direitos autorais de outras pessoas
- Ter múltiplas contas
- Não se atentar às métricas de desempenho do vendedor
Mas se você acredita que não violou nenhuma regra e, mesmo assim, a sua conta na Amazon foi suspensa, existem grandes chances de a punição ter sido injusta.
Sendo assim, o ideal é buscar o auxílio de um advogado especialista, pois talvez você consiga recuperar a conta se entrar na Justiça.
Bom, vou ficando por aqui!
Mas já sabe, né? Se ficou com alguma dúvida, é só chamar a gente clicando no botão abaixo.