Se você vende ou está interessado em vender na Shopee, é provável que já tenha ouvido falar sobre dropshipping.
Esse modelo de negócios atrai a atenção de muita gente por exigir pouco investimento e prometer retorno rápido.
Mas a verdade é que a prática pode trazer problemas para lojistas da Shopee.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto?
Então fique comigo até o final desse post, porque eu reuni aqui:
- 1. O que é dropshipping na Shopee?
- 2. A Shopee permite dropshipping?
- 3. É possível recuperar a conta suspensa por uso de dropshipping?
- 4. Como recuperar o dinheiro retido na Shopee?
Com tudo isso, vai ficar fácil entender quais são os riscos do dropshipping e o que você pode fazer se receber uma punição da Shopee.
1. O que é dropshipping?
O dropshipping é um modelo de negócios em que o lojista realiza as vendas sem ter estoque próprio.
A sua loja vai atuar como intermediária entre o consumidor e o fornecedor.
Quer dizer, você realiza a venda através da sua loja e repassa o pedido para um fornecedor parceiro (que pode ser nacional ou internacional).
E é o fornecedor quem vai ser o encarregado de entregar os produtos no endereço do cliente.
Deu para entender direitinho?
É um modelo que pode gerar certa estranheza para quem está acostumado com o modelo de logística tradicional, não é mesmo?
Mas não se preocupe, pois não existe nada na lei brasileira que proíba o dropshipping, ou seja, não é uma prática ilegal.
Mesmo assim, é preciso ficar de olhos abertos: esse tipo de terceirização do estoque não é aceito em todos os marketplaces.
2. A Shopee permite dropshipping?
Não! Por questões de política interna, a Shopee não permite o dropshipping.
Em uma página das “Políticas e Regras do Vendedor”, a plataforma deixa claro que o dropshipping é proibido e pode gerar punições, tais como:
- receber pontos de penalidade
- ou ter a conta suspensa
Pois é. O dropshipping pode fazer você perder a conta na Shopee.
E quando a suspensão acontece, o transtorno é grande: além de perder a oportunidade de vender no marketplace, o dinheiro das vendas que você já realizou pode ficar retido durante meses na plataforma.
Que dor de cabeça, né?
É claro que isso não impede alguns vendedores de praticarem dropshipping.
Por isso, vira e mexe, você pode se deparar com lojas que oferecem seus produtos dessa forma.
Mas tenha em mente que esses lojistas estão atuando de maneira irregular.
Então, se o algoritmo da Shopee descobrir ou se algum usuário decidir denunciar, a loja vai receber punições ou até mesmo ser banida da plataforma.
3. É possível recuperar a conta suspensa por uso de dropshipping?
Se você praticou dropship, já adianto que, infelizmente, as chances de recuperar a conta são pequenas.
Afinal, você criou a conta, aceitou os Termos de Serviço e concordou em seguir todas as regras da plataforma (ainda que não tenha lido o documento).
Sendo assim, a Shopee tem o direito de suspender a sua conta se você praticar dropship.
Mas calma, porque isso não significa que você não tem nenhum direito!
Primeiro de tudo, o marketplace NÃO pode banir o seu dispositivo para que ele nunca mais acesse o aplicativo.
Apesar da sua loja ter sido suspensa, você ainda tem o direito de acessar a Shopee através do seu celular!
Além disso, ao suspender a conta, o marketplace deve:
- informar, de forma clara e objetiva, qual foi a conduta irregular, quando ela aconteceu e qual regra específica você violou
- permitir que você exerça o seu direito de defesa antes de ser punido
Na maioria das vezes, a Shopee não informa o motivo exato da punição e não permite que você se defenda de forma adequada.
Se isso acontecer, a suspensão da conta pode ser ilegal!
Agora, se a Shopee demonstrar de forma clara que você praticou dropshipping, aí você realmente não vai ter o direito de recuperar a sua conta.
Mas atenção!
Mesmo neste caso, a Shopee não pode reter o dinheiro das vendas que você já realizou. Você deve exigir o acesso a todo o seu dinheiro!
E mais: se você investia em Shopee Ads e sua conta tinha “créditos de anúncios” no momento da punição, é possível solicitar um reembolso em dinheiro deste valor.
No entanto, para garantir esses direitos, talvez você tenha que entrar na justiça…
Me acompanhe para entender melhor.
4. Como recuperar o dinheiro retido na Shopee?
Em primeiro lugar, é importante entrar em contato com a Shopee para tentar resolver o problema de forma amigável.
Existem diversas maneiras de entrar em contato com a plataforma.
É possível, por exemplo, enviar um e-mail, mandar mensagem nas redes sociais da Shopee e, se nada disso funcionar, você pode deixar uma queixa nas plataformas www.consumidor.gov.br e Reclame Aqui.
Importante: Grave a tela ou tire print de toda a troca de e-mail e mensagem com o marketplace.
Ao entrar em contato com a plataforma, você deve:
- pedir esclarecimento do motivo exato para a suspensão da conta
- solicitar a transferência do dinheiro das vendas ou estorno
- questionar sobre a possibilidade de reembolso do saldo no Shopee Ads
No entanto, já adianto que existem grandes chances da Shopee negar todos esses pedidos ou deixar o vendedor sem qualquer resposta.
Neste caso, o recomendado é buscar o auxílio de um advogado especialista, pois você vai precisar recorrer à Justiça.
Conclusão
Não tem jeito: se você quer manter a conta da Shopee livre de punições, o caminho é não praticar dropshipping!
Mesmo se você burlar o sistema da plataforma e vender dessa forma, saiba que você corre o risco de perder a loja a qualquer momento.
Agora, se você já foi suspenso por outro motivo, lembre que você tem direitos!
Felizmente, agora você já tem todos os seus direitos na ponta da língua para se defender de abusos, não é mesmo?
Afinal, aqui você descobriu:
- O que é dropshipping na Shopee
- Que as chances de recuperar conta são pequenas se você violou as regras
- O que fazer para receber o dinheiro retido e um reembolso pelos créditos no Shopee Ads
- E muito mais!
Bom, por hoje é só.
Espero que esse post tenha te ajudado!
Mas qualquer dúvida, é só chamar a gente clicando no botão abaixo.