Por que a Shopee suspende a conta de vendedores?

Você abre o site da Shopee pronto para se comunicar com clientes e vender seus produtos, mas é pego de surpresa com o alerta de que a sua conta foi suspensa.

Afinal, por que a Shopee suspende a conta de vendedores?

A Shopee pode suspender a conta de vendedores por vários motivos, geralmente relacionados à violação de políticas da plataforma.

Quer saber por que a Shopee suspende a conta de vendedores?

Fique comigo até o final da leitura porque eu separei aqui:

  1. Por que a Shopee suspende a conta de vendedores?
  2. É possível recuperar a conta suspensa pela Shopee?
  3. 3 Passos para recuperar a conta suspensa pela Shopee.
  4. Como entrar na Justiça para recuperar a conta suspensa pela Shopee?
  5. Como contratar um advogado especialista em recuperação de contas em marketplaces?

Legal né?

Com tudo isso em mãos, você vai entender direitinho por qual motivo a Shopee suspende a conta dos vendedores e como recuperá-la se ela já tiver sido suspensa.

Vem comigo e boa leitura.

1. Por que a Shopee suspende a conta de vendedores?

    Existe uma porção de condutas que são proibidas pela Shopee.

    As regras do que é permitido fazer na plataforma estão contidas nos Termos de Serviço.

    Por isso é tão importante ler esse documento antes de começar a vender.

    Mas já adianto que alguns dos motivos que levam a Shopee a suspender a conta de vendedores.

    Dá só uma olhada:

    • Vender produtos proibidos
    • Anunciar produtos falsificados ou que violem propriedade intelectual de terceiros
    • Tentar negociar FORA da plataforma
    • Enviar produto diferente do que foi anunciado
    • Utilizar linguajar ofensivo ou impróprio
    • Fazer vendas falsas (ou auto compras)
    • Tentar prejudicar a concorrência

    Vem comigo que vou explicar direitinho cada um desses pontos.

    1. Vender produtos proibidos

    Seja para estar de acordo com a lei ou por causa de alguma política interna, a Shopee proíbe a venda de certos produtos e serviços, tais como:

    • Alimentos e bebidas alcoólicas sem autorização 
    • Anúncios que violem a propriedade intelectual
    • Armas, munições e materiais explosivos
    • Cerol e cortantes
    • Loteria e jogos de azar
    • Ingressos digitais ou físicos para qualquer tipo de evento
    • Tabaco e produtos relacionados: Charutos, narguilés, cigarros eletrônicos, dentre outros

    Lembrando que esses são apenas alguns exemplos, tá bom?

    Para saber quais são os outros itens da lista é preciso verificar a Política de Produtos Proibidos e Restritos da Shopee.

    De qualquer forma, tenha em mente que anunciar qualquer um dos produtos e serviços proibidos pode fazer a sua conta ser suspensa de forma definitiva.

    2. Anunciar produtos falsificados ou que violem propriedade intelectual de terceiros

    Ao anunciar um produto, tenha certeza de que você não está infringindo propriedade intelectual de terceiros.

    Vender produtos de marca registrada sem autorização do proprietário é um dos motivos para a suspensão da conta na Shopee.

    Isso inclui:

    • Venda de produtos falsificados
    • Réplica de produtos de marca
    • Fazer referência a outras marcas no título de seus anúncios
    • Usar logotipos ou marcas de terceiros nos produtos

     ❗Atenção!

    Se você desrespeitar as regras, pode sofrer punições como a exclusão do anúncio ou até mesmo o bloqueio da conta.

     3. TENTAR negociar FORA da plataforma

    TENTAR concluir vendas FORA da plataforma podem levar à suspensão da sua conta na Shopee.

    Isso significa que é proibido tentar convencer o usuário a concluir as negociações ou realizar pagamentos fora da plataforma. 

    Logo, você não pode utilizar o anúncio ou o chat privado para solicitar que o cliente entre em contato por meio de outras plataformas, como WhatsApp, e-mail ou outro marketplace, por exemplo.

    Também não é permitido enviar dados de PIX ou links para sites externos na tentativa de desviar as transações para fora da Shopee.

    Você sabia disso?

     4. Enviar produto diferente do que foi anunciado

    O vendedor também pode ter a conta suspensa na Shopee se divulgar informações falsas com o objetivo de enganar consumidores.

    Então, tome cuidado na hora de adicionar as fotos, descrições e características do produto.

    É importante colocar apenas informações verdadeiras e precisas, pois você vai ter que enviar um produto igualzinho ao anunciado.

    5. Utilizar linguajar ofensivo ou impróprio

    A Shopee não permite o uso de linguagem agressiva ou palavras inadequadas na plataforma. 

    Isso é válido tanto nas páginas de anúncio do produto quanto no campo de mensagens privadas.

    Atenção para não utilizar palavrões e palavras inapropriadas ou ofensivas ao se comunicar com os clientes, pois você pode sofrer uma suspensão temporária ou definitiva.

    6. Fazer vendas falsas (ou auto compras)

    Muitos vendedores criam novas contas só para comprar itens da própria loja, seja para aumentar a classificação, adicionar avaliações positivas no produto ou apenas para testar o sistema da Shopee.

    Mas pouca gente sabe que não é permitido realizar compras na sua própria loja (chamadas da auto compras)!

    Independentemente da razão, a Shopee enxerga essa prática como fraudulenta e pode suspender a sua conta.

    Ah, e cuidado, mesmo que você peça para algum familiar ou amigo realizar a compra na conta deles, você corre o risco de ser penalizado.

    Não está claro como o sistema da Shopee identifica que a conta pertence a uma pessoa que você conhece. 

    Talvez seja porque vocês cadastraram o mesmo endereço ou usaram o mesmo dispositivo para acessar contas diferentes…

    De qualquer forma, evite a prática, combinado?

    7. Tentar prejudicar a concorrência

    Você já ouviu falar em “sequestro de estoque”?

    O sequestro de estoque se trata de uma prática irregular, utilizada por vendedores para tentar prejudicar a concorrência.

    Funciona assim:

    Os golpistas fazem um grande número de pedidos na loja concorrente 

    Como o boleto, em geral, oferece três dias úteis para pagamento, o estoque do concorrente vai ficar “preso”, isto é, não pode ser vendido para outras pessoas até o final do prazo para o pagamento do boleto.

    Muitas vezes, os golpistas comprometem todo o estoque da loja, tirando o anúncio do ar.

    E, claro, já que os boletos não são pagos, a vítima perde vendas e tem prejuízos financeiros.

    É um absurdo, né?

    Para evitar esse tipo de golpe, a Shopee pode suspender a conta de vendedores que fazem compras em lojas concorrentes (isto é, que vendem produtos de mesmo nicho).

    Então, não esqueça que você pode levar a pior se tentar prejudicar a concorrência!

    2. É possível recuperar a conta suspensa pela Shopee?

      Nessas horas, eu sei que não há nada mais normal do que se sentir desesperado, em especial se a plataforma é a sua única fonte de renda ou se você está com um saldo grande bloqueado na plataforma.

      Mas e se eu te falar que você não precisa mais arrancar os cabelos?

      Conheças os seus direitos que podem te ajudar a recuperar a sua conta na Shopee!

      A. Direito à informação adequada e clara

      Ao bloquear uma conta, a Shopee costuma deixar mensagens como: “Somos do Suporte Shopee e, após análises, foram identificadas atividades em sua conta que não estão de acordo com nossos Termos de Serviço e, por isso, a mesma permanecerá desativada”.

      São informações totalmente genéricas e que não explicam, de fato, o motivo da punição, concorda?

      Ao fazer isso, a empresa pode estar violando um de seus direitos!

      Isso porque, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você tem o direito à informação adequada e clara sobre os serviços que contratar.

      Então, mesmo se o lojista realmente tiver violado alguma das regras, tem o direito de saber o motivo exato da punição.

      Grave essa informação: A Shopee tem a obrigação de informar qual foi a sua conduta, quando ela aconteceu e qual regra essa conduta violou. 

      Infelizmente, não é o que acaba acontecendo na prática…

      B. Direito à ampla defesa

      De acordo com a lei, você tem o direito de usar todos os meios e recursos possíveis para se defender de uma acusação antes de ser punido. Sabia disso?

      Agora me responda: como é possível se defender se você não tem certeza do que exatamente está sendo acusado?

      Quer um exemplo? É pra já.

      Vamos supor que você só vende itens originais e possui todas as notas fiscais para comprovar isso.

      E mais: você nunca recebeu avaliações negativas e nenhum cliente te denunciou por pirataria.

      No entanto, o algoritmo da Shopee identifica que um de seus produtos é falsificado e a sua conta é suspensa da plataforma.

      Talvez você tenha sofrido um golpe do fornecedor e o produto realmente seja falso.

      Ou talvez o produto seja original e tudo não passou de um erro da plataforma.

      Nesses casos, você acaba sendo punido sem provas e sem chances de apresentar sua versão dos fatos.

      Não seria justo perder o seu principal canal de vendas por este motivo, né?

      É justamente por essa razão que a Shopee deve dizer qual conduta específica está sendo punida.

      Ah, e mesmo que você tenha violado alguma regra, não pode ser suspenso até que a Shopee informe com clareza o motivo da punição para que você possa exercer o seu direito à ampla defesa.

      E vai por mim: na grande maioria das vezes, a plataforma não sabe dizer qual irregularidade o vendedor teria cometido e não consegue comprovar que houve conduta imprópria.

      Por este motivo, muitas contas acabam sendo reativadas na justiça.

      C. Direito à revisão individualizada

      O vendedor pode ter a conta suspensa pelo algoritmo em questão de segundos, sem qualquer tipo de supervisão humana.

      Quando isso acontece, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) pode salvar a sua pele!

      Segundo a LGPD, você pode solicitar a revisão das decisões tomadas de forma automatizada (isto é, com base em algoritmos) que afetem seus interesses.

      Na prática, significa que a Shopee deve explicar com clareza os critérios e procedimentos usados pelo algoritmo para tomar a decisão de suspender a sua conta. 

      É um direito pouco conhecido, mas que pode te livrar de decisões injustas das máquinas.

      E o fato é: Se você NÃO sabe o motivo da suspensão da sua conta na Shopee por falta de clareza na comunicação da plataforma e você não teve o direito de se defender, você provavelmente tem boas chances de ter a sua conta de volta.

       Quer saber o que você precisa fazer?

      Vem comigo no próximo tópico que você já vai descobrir.

      3. 3 Passos para recuperar a conta suspensa pela Shopee. 

        Existem 3 passos para recuperar a sua conta na Shopee e resolver o problema no menor tempo possível.

        São eles:

        1. Entrar em contato com a Shopee
        2. Fazer uma reclamação no RECLAME AQUI
        3. Entrar com uma ação na Justiça

        Vou explicar cada uma delas.

        1. Entrar em contato com a Shopee

        Você pode entrar em contato diretamente com a Shopee para tentar recuperar a sua conta e resolver a situação de forma amigável.

        Talvez eles reconheçam o erro e você consiga a reativação em questão de dias, sem muita dor de cabeça.

        Maravilha, né?

        Para isso, basta acessar o e-mail enviado pela Shopee (aquele que informa sobre a suspensão) e seguir as instruções da plataforma. Você provavelmente vai ter que responder o formulário de reativação de conta.

        Ao preencher, explique que foi punido injustamente e peça para a plataforma apontar de forma clara qual conduta irregular você cometeu.

        Além disso, se houver saldo retido na plataforma, você pode pedir para o seu dinheiro ser liberado o quanto antes.

        Importante: Lembre de tirar print ou gravar tela das respostas no formulário e de todos os e-mails trocados com a Shopee.

        Depois, basta aguardar a resposta da plataforma.

        Se a Shopee devolver a sua conta, ótimo!

        Mas há chances de você receber um e-mail automatizado e genérico, que não explica com clareza o motivo da punição e não resolve o problema.

        Em outros casos, a conta é devolvida de forma temporária e limitada, apenas para que você transfira o saldo para sua conta bancária.

        Ou ainda, pode ser que a plataforma demore muito para responder e você acabe ficando sem retorno algum.

        De qualquer forma, se você não está satisfeito com a situação, não desista!

        Você pode tentar entrar em contato com atendentes através de outras plataformas, como o Facebook e Instagram da Shopee. 

        Ah, se algum familiar ou amigo tiver conta na plataforma, eles podem pedir auxílio através do Chat da Shopee.

        Existem muitos relatos de vendedores que conseguiram recuperar a conta dessa forma!

        Mas se não funcionar, você pode ir para o próximo passo.

        Continue comigo!

        2.  Fazer uma reclamação no RECLAME AQUI

        Se o contato direto com a Shopee não resolver o problema, você pode recorrer a duas plataformas mediadoras: o site www.consumidor.gov.br  e a plataforma do Reclame Aqui.

        Nelas, você pode registrar uma reclamação contra a Shopee e aguardar uma resposta por parte da empresa.

        Saiba que o marketplace costuma responder às queixas no Reclame Aqui com instruções genéricas do que fazer para ter a conta de volta. 

        Então, é provável que você já tenha seguido o passo a passo recomendado e não obteve sucesso.

        Talvez funcione para o seu caso, não é mesmo?

        Ao registrar a reclamação, não esqueça que é importante:

        • Explicar a situação e apontar que a suspensão é injusta
        • Pedir que a empresa explique o motivo exato da punição, identificando a conduta irregular e regra violada
        • E, se houver saldo na conta, solicitar que ele seja liberado o quanto antes

        Caso a plataforma não responda ou se a resposta não for o bastante para resolver seu problema, você pode seguir para a próxima etapa.

        3. Entrar com uma ação na Justiça 

        Agora, se você não tiver sorte em recuperar a conta de forma amigável, aí não tem jeito: você provavelmente vai ter que recorrer à Justiça.

        A boa notícia é que existem boas chances de reativar a conta na Justiça se a suspensão da conta se deu de forma pouco transparente.

        Isso porque o lojista deve ser considerado um consumidor dos serviços oferecidos pela Shopee.

        Sendo assim, você tem uma porção de direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

        E, ao aplicar suspensões automáticas, a Shopee costuma infringir os direitos mais básicos dos lojistas.

        Como assim?! Que direitos são esses?

        Bom, em primeiro lugar, saiba que o Shopee só pode aplicar a suspensão após:

        • Explicar de forma clara qual foi o motivo da punição e apontar a regra exata que você violou para perder a conta
        • Dar uma oportunidade para você se defender antes de ser punido
        • Realizar uma revisão individualizada do seu caso, já que a decisão de suspender a sua conta se dá de forma automática por meio de um algoritmo

        Mas, como vimos há pouco, a plataforma dá uma justificativa genérica ao suspender uma conta e não permite que o vendedor se defenda de forma apropriada. Então, a sua punição pode ter sido aplicada de forma irregular!

        Por essa razão, talvez você consiga recuperar a sua conta se entrar na Justiça.

        4. Como entrar na Justiça para recuperar a conta suspensa pela Shopee?

          Se você decidir processar a Shopee, antes de tudo é preciso escolher entre discutir o caso na Justiça Comum ou nos Juizados Especiais Cíveis (também chamado de pequenas causas).

          E qual é o melhor caminho para o meu caso?

          Depende! 

          Para escolher a melhor opção, você deve levar em conta três aspectos: 

          • Agilidade
          • Custos
          • Capacidade de recorrer

          Isso porque é possível solicitar que a sua conta seja reativada em caráter de exceção no início do processo (ou seja, antes mesmo da Shopee apresentar a sua defesa) ou só depois de um julgamento favorável (o que pode demorar meses).

          Neste sentido, é importante saber que na Justiça Comum é mais fácil conseguir reativar a conta suspensa no início do processo. 

          Aliás, você pode até recorrer da decisão inicial do juiz, caso ele não concorde com esse pedido de reativação imediata.

          Já nos Juizados Especiais Cíveis, você não tem para quem recorrer se a decisão inicial for desfavorável. Neste caso, é preciso aguardar o julgamento, o que pode levar um tempinho.

          Portanto, se você precisa reativar a sua conta com certa urgência, a Justiça Comum talvez seja o melhor caminho para você.

          Ah, outro ponto a ser considerado.

          Na Justiça Comum, você deve pagar taxas judiciais para iniciar o processo e, se perder o processo, pagar também honorários para os advogados da Shopee.

          Por outro lado, caso escolha os Juizados Especiais Cíveis, você não precisa pagar taxas para iniciar o processo e nem pagar nada aos advogados da Shopee, mesmo se você perder no entendimento original do juiz.

          De todo modo, é importante buscar o auxílio de um profissional especialista no assunto da sua confiança para que possa ajudá-lo da forma mais apropriada, conforme forem as particularidades do seu caso.

          Esse profissional pode avaliar a situação e explicar de modo assertivo quais os riscos de entrar na Justiça Comum ou nos Juizados Especiais Cíveis. 

          O que acontece se você vencer a ação na Justiça?

          Diante disso, se a justiça reconhecer que houve abuso na punição, alguns de seus direitos são:

          • Recuperar a sua conta nas mesmas condições em que se encontrava no momento da suspensão (mesmos anúncios, mesmo nível de reputação, etc)
          • Ter acesso ao saldo depositado na plataforma
          • Receber uma indenização por eventuais prejuízos financeiros ou à imagem da sua loja

          ✅Anotou aí?

          Nada mais justo, na minha opinião.

          O ideal é buscar o auxílio de um advogado especialista em marketplaces para encontrar a melhor solução para o seu caso.

          5. Como contratar um advogado especialista em recuperação de contas em marketplaces?

            Em geral, as pessoas preferem contratar um advogado recomendado por um familiar ou por um amigo que já contratou os serviços desse profissional.

            Porém, saiba que o advogado recomendado por alguém de sua confiança pode não ser o mais indicado para o seu caso. 

            É importante verificar, por exemplo, se o advogado é um especialista em marketplaces.

            E mesmo sendo uma recomendação, você nunca deve deixar de fazer a própria pesquisa sobre o profissional para acertar na sua escolha ao contratar.

            Para te ajudar, eu listei 03 dicas valiosas. Me acompanhe.

            1. Consultar o registro do advogado na Ordem dos Advogados do Brasil

            Esse é o primeiro passo.

            Você vai precisar de apenas 2 informações:

            • Número da OAB
            • Nome completo do advogado

            Com essas informações, basta entrar no site da OAB do Estado correspondente.

            Em Porto Alegre/RS, o site é este: Consulta Cadastros.

            Se o status do cadastro constar “ativo” o advogado está habilitado para cuidar de seus interesses.

            Mais uma dica.

            2. Verificar a área de especialização do advogado 

            Agora que você já sabe da importância de contar com o auxílio de um advogado, é fundamental se certificar que o profissional realmente é especialista em marketplaces.

            E com o Google ficou mais fácil fazer essa checagem.

            Você pode entrar no site do advogado ou do escritório que irá te defender, e verificar algumas informações básicas, como:

            • Blogs e conteúdo produzido pelo advogado: Verifique, por exemplo, se há comentários positivos e como ele responde, se publica conteúdo jurídico de qualidade (em especial, sobre reativar contas em marketplaces).
            • Consultar na plataforma do Tribunal de Justiça, por meio do número da OAB do advogado, os processos em que o profissional atua, se tem êxito nas causas.
            • Consultar as avaliações do advogado ou do escritório de advocacia no Google Meu Negócio (basta procurar no Google mesmo pelo nome do profissional ou da empresa).

            Dessa forma, você pode encontrar opiniões de outros clientes e informações importantes sobre a forma que esse profissional trabalha. 

            Se você não sentir confiança após essa pesquisa, talvez seja necessário buscar outro profissional que te deixe mais confortável.

            3. Conversar com o advogado antes da contração 

            Antes de contratar o advogado, o ideal é agendar uma reunião por videoconferência.

            Nesse momento, o advogado especialista em marketplaces vai avaliar a sua situação e encontrar a melhor solução para o seu caso.

            Com essas dicas, garanto que você vai encontrar um bom advogado especialista em marketplaces.

            É seguro contratar um advogado pela internet?

            Como conseguimos fazer quase tudo online nos dias de hoje, saiba que é seguro contratar um advogado especialista em recuperação de contas em marketplaces pela internet. 

            Por mais que a advocacia digital esteja crescendo a cada dia, muitas pessoas ainda têm receio de dispensar o atendimento presencial.

            E está tudo bem pensar assim…

            Afinal, estamos acostumados com a figura do advogado em sua mesa de escritório, rodeado de documentos e livros enormes.

            Mas a verdade é que, hoje em dia, diversas áreas do Direito deixaram de exigir a presença física de um advogado no fórum, incluindo as controvérsias envolvendo a suspensão de contas no marketplace. Sabia disso?

            Ou seja, é possível acompanhar tudo que acontece no processo em tempo real, de qualquer lugar do país.

            Então, pode ficar bem tranquilo, pois esse formato digital também te permite acompanhar o trabalho desenvolvido pelo advogado escolhido.

            Ah, e vale lembrar que, em caso de má prestação de serviços, o profissional está sujeito às normas disciplinares da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), hein!

            Sendo assim, podemos dizer que, além de prático, contratar um advogado pela internet é mais inteligente do que contratá-lo pessoalmente justamente por te permitir buscar o profissional mais capacitado no país inteiro para a sua causa.

            Conclusão

            Como você viu, existe uma série de regras definidas pela Shopee para manter um padrão de comportamento adequado entre os vendedores e garantir a qualidade dos produtos anunciados.  

            Ainda bem que você chegou ao fim dessa leitura e conhece as principais condutas que podem levar à suspensão da sua conta na Shopee, dentre elas:

            • Vender produtos proibidos
            • Anunciar produtos falsificados ou que violem propriedade intelectual de terceiros
            • Tentar negociar FORA da plataforma
            • Enviar produto diferente do que foi anunciado
            • Utilizar linguajar ofensivo ou impróprio
            • Fazer vendas falsas (ou auto compras)
            • Tentar prejudicar a concorrência

            E se você acredita que não violou nenhuma regra e mesmo assim a Shopee suspendeu a sua conta, o ideal é buscar o auxílio de um bom advogado de sua confiança, pois existe chance de recuperar a sua conta na Justiça.

            Bom, por enquanto é só.

            Leia também: 

            Como evitar a suspensão da conta na Shopee em 2024?

            E se você ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente, combinado?

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