Você sabe o que fazer se a sua conta de anúncios do Facebook foi desativada sem motivos?
Se a resposta for não, esse post é para você!
Afinal, não importa se você é novato ou se está há anos na plataforma, sempre existe o risco de acabar perdendo a conta de anúncios injustamente.
E, claro, ficar sem promover os anúncios e impulsionar as vendas (próprias ou de seus clientes) pode ser bastante prejudicial para os seus negócios, não é mesmo?
Mas pode relaxar.
Eu separei os principais motivos que levam o Facebook a punir os usuários, bem como alguns caminhos que você pode seguir para recuperar a sua conta de anúncios caso ela tenha sido desativada.
Dá só uma espiadinha em tudo o que você vai encontrar neste artigo:
- 1. Por que o Facebook desativa contas de anúncio?
- 2. O que fazer se o Facebook desativar sua conta de anúncios?
- 3. O que acontece se você vencer na Justiça contra o Facebook?
Legal, não é?
Aqui você vai descobrir informações valiosas que podem salvar sua pele em caso de desativação da sua conta de anúncios do Facebook.
Então pegue um papel e uma caneta e vem comigo!
1. Por que o Facebook desativa contas de anúncio?
Uma conta de anúncios no Facebook pode ser desativada por diversos motivos, mas os três principais são:
Veja só:
Atividade suspeita
Se o Facebook entender que a sua conta foi invadida, pode desativar para preservar a segurança dos seus dados.
É claro que isso é ótimo se a sua conta de anúncios realmente estiver sendo invadida.
No entanto, pode acontecer de o próprio dono acessar a conta de dispositivos diferentes e acabar enviando um sinal de alerta para a plataforma.
Neste caso, você pode ter a conta de anúncios desativada mesmo se não existir perigo algum.
Grande quantidade de feedback negativo
Nem todo mundo sabe disso, mas você pode perder a conta de anúncios se os seus anúncios receberem muitos feedbacks negativos.
Alguns exemplos de ações que podem ser prejudiciais são:
- os usuários optarem por ocultar um anúncio específico ou todos os anúncios que você promover
- o conteúdo do seu anúncio ser denunciado pelos usuários
- se os usuários deixarem comentários negativos
Tudo isso pode fazer o Facebook entender que seus anúncios estão prejudicando a experiência dos usuários e desativar sua conta de anúncios.
Mas não se preocupe, pois é preciso mais do que um ou outro comentário negativo ou denúncia para você perder a conta de anúncios.
E, em geral, essa punição não é aplicada imediatamente.
O Facebook vai primeiro tirar o anúncio controverso do ar e você só perde a conta de anúncios se continuar recebendo denúncias em outros anúncios.
Violação das Políticas de Publicidade ou dos Termos de Serviço
Na grande maioria das vezes, a conta é desativada porque o Facebook entendeu que você violou as Políticas de Publicidade ou Termos de Uso da plataforma.
As políticas de publicidade nada mais são do que orientações sobre quais tipos de conteúdo de anúncio são permitidos.
Então, quando o usuário faz um anúncio, o Facebook revisa com base nessas políticas.
Ou seja, existe um conjunto de regras para garantir um padrão do conteúdo anunciado.
Essas regras estão todas no contrato de adesão que você aceita ao criar uma conta de anúncios no Facebook.
Ou seja, mesmo que você não tenha lido, concordou em seguir esse padrão de anúncios quando criou a conta.
Entre as práticas proibidas pela plataforma estão:
- Anunciar produtos, serviços, esquemas ou ofertas com práticas enganosas ou falsas
- Utilizar linguagem sensacionalista e enganosa
- Divulgar anúncios que contenham linguagem ofensiva ou erros gramaticais
- Promover anúncios que contenham nudez, representação de pessoas em posições explícitas, em atividades excessivamente sugestivas ou sexualmente provocativas.
Enfim, estas são apenas algumas das condutas que o Facebook proíbe.
O mais recomendado é que você leia as regras para evitar problemas.
De qualquer forma, se o Facebook entender que você desrespeitou alguma das regras, pode desativar a sua conta de anúncios.
2. O que fazer se o Facebook desativar sua conta de anúncios?
Quando o Facebook desativa uma conta de anúncios, existem quatro caminhos que você pode seguir para tentar resolver o problema ou, pelo menos, amenizar a dor de cabeça.
Veja só.
1. Você pode desistir do Facebook Ads
Uma opção é abrir mão de anunciar no Facebook Ads e voltar seus esforços para outros canais que você já usa ou que talvez sejam menos restritivos.
Existe uma série de plataformas de anúncios online alternativas ao Facebook Ads que você pode tentar, como o Google Ads, Twitter, TikTok Ads, etc.
É claro que para muitos esse caminho é impensável, não é mesmo?
Afinal, a depender do seu objetivo ou do público de seu produto, desistir do Facebook Ads e investir em outras plataformas pode ser bastante prejudicial para o seu negócio…
2. Você pode criar outra conta de anúncios no Facebook Ads
Se você perder sua conta de anúncios no Facebook Ads, existe a possibilidade de criar uma nova conta de anúncios. Essa é uma maneira fácil de se livrar do problema e colocar seus anúncios no ar.
Mas nem tudo são flores…
Ao optar por esse caminho, você não vai ter acesso a nenhum dado da sua conta antiga de anúncios.
Ou seja, você vai ter que começar tudo do zero, perdendo todo o esforço e tempo investidos em criar campanhas e métricas, personalizar públicos, etc.
Complicado, não é?
3. Você pode entrar em contato com o Facebook
Se você acredita que o Facebook desativou sua conta por engano, a primeira coisa que deve fazer é entrar em contato com a própria rede social e solicitar a reativação.
Ao enviar a sua mensagem, explique a situação e pergunte o motivo específico para a punição (qual foi a sua conduta irregular, qual foi a regra das Políticas de Publicidade violada e qual foi o anúncio que motivou a punição).
Ah, lembre sempre de utilizar um perfil que tenha acesso à conta de anúncios, ok? Essa é uma exigência para que o Facebook analise sua solicitação.
Mas para a sua surpresa, é bem possível que o Facebook não responda ou responda com uma mensagem padronizada, que não explica de forma clara o motivo da desativação da sua conta de anúncios.
4. Você pode recorrer à Justiça para recuperar sua conta de anúncios desativada
Você sabia que é possível entrar na Justiça para tentar recuperar a conta de anúncios do Facebook?
Essa possibilidade existe porque o usuário do Facebook Ads é, antes de tudo, um consumidor dos serviços oferecidos pela plataforma. Portanto, está protegido pelo nosso Código de Defesa do Consumidor.
Dessa forma, a plataforma deve seguir o que diz a legislação na hora de aplicar qualquer punição aos usuários.
Segundo a lei, se o Facebook desativar a sua conta de anúncios a empresa tem a OBRIGAÇÃO de garantir a você:
- O direito à informação adequada e clara, identificando o motivo específico para a punição aplicada
- O direito à ampla defesa, permitindo que você possa se defender da acusação ANTES de ser punido
- O direito a uma revisão individualizada da punição aplicada por um algoritmo, ou seja, deve explicar com clareza os procedimentos usados pela máquina para tomar a decisão de desativar sua conta
Acontece que a maioria das contas de anúncios são desativadas apenas pelo algoritmo da plataforma, que analisa a conduta dos usuários e identifica possíveis violações às regras.
Isso quer dizer que o usuário acaba sendo punido por uma máquina, sem qualquer tipo de revisão humana ou oportunidade para se defender.
Para piorar, saiba que o algoritmo não é infalível.
Ou seja, existem chances de o robozinho ter aplicado a punição por engano, sem que você tenha cometido irregularidade alguma.
Não parece justo, não é mesmo?
Por essa razão, existem chances de recuperar a sua conta de anúncios na Justiça.
3. O que acontece se você vencer na Justiça contra o Facebook?
Se a justiça reconhecer que houve abuso na desativação, a sua conta de anúncios deve ser reativada nas mesmas condições em que se encontrava no momento da punição.
Ou seja, com todos os dados e métricas já criadas e sem qualquer indício de que você sofreu a penalidade.
Ah, e se a punição indevida prejudicou sua atividade profissional, talvez você tenha direito a uma indenização pelo tempo em que ficou sem promover os anúncios.
Imagina só…
Você passa semanas planejando sua estratégia de anúncios até que, num piscar de olhos, a sua conta de anúncios some.
Pior ainda: junto com a conta, você perdeu todos os dados que você acumulou por meses ou anos para melhorar a eficiência dos seus anúncios.
O tempo que você ficou sem veicular anúncios, bem como a perda desses dados valiosos, pode ser prejudicial para os negócios, não concorda?
Por isso, o Facebook deve reparar todos esses danos se não conseguir comprovar que a punição é justa.
Leia nosso artigo: Sua conta de anúncios no Facebook foi desativada? Saiba como recuperar!
Conclusão
Se você é gestor de tráfego ou utiliza os anúncios do Facebook para promover os produtos da sua loja, ficar sem a ferramenta pode gerar grandes transtornos.
Mas como eu mostrei aqui, você não precisa se desesperar caso perca a conta.
Existem diferentes caminhos para diminuir a dor de cabeça e até mesmo alternativas para tentar recuperar a conta.
E agora que você terminou essa leitura, sabe direitinho o que fazer se o Facebook desativar sua conta de anúncios, não é?
Afinal, você descobriu:
- Por que o Facebook desativa contas de anúncio
- O que fazer se o Facebook desativar sua conta de anúncios
- O que acontece se você vencer na Justiça contra o Facebook
- E muito mais!
De qualquer modo, lembre que você não precisa aceitar imediatamente a punição do Facebook, em especial se acredita que a punição foi injusta!
Bom, vou ficando por aqui…
Mas se ficou alguma dúvida sobre o tema, é só clicar no botão abaixo!