Desvendando 03 Mitos sobre a suspensão de contas na Shopee.

Basta o algoritmo “entender” que você violou os Termos de Serviço da Shopee e pronto!

A sua conta vai ser suspensa. A Shopee não perdoa ninguém!

Mas, antes de entrar em pânico, é importante desvendar alguns mitos comuns sobre a suspensão de contas na Shopee.

E hoje vou te contar as 3 maiores mentiras que você já escutou sobre a suspensão de contas que rondam os direitos dos vendedores.

Dá só uma olhada:

  • Mito 01: A suspensão de contas na Shopee é imediata e irreversível.
  • Mito 02: Não há como contestar a suspensão de conta na Shopee.
  • Mito 03: A conta é suspensa apenas se o vendedor tiver muitas avaliações negativas. 

Eu aposto que este artigo vai te ajudar a esclarecer as maiores dúvidas quando o assunto é a suspensão de conta na Shopee.

Vamos lá?!

1. Mito 01: A suspensão de contas na Shopee é imediata e irreversível.

    O primeiro mito não poderia ser outro: suspensão imediata e irreversível.

    Saiba que a Shopee só pode aplicar a suspensão após:

    • Explicar de forma clara qual foi o motivo da punição e apontar a regra exata que você violou para perder a conta
    • Dar uma oportunidade para você se defender antes de ser punido
    • Realizar uma revisão individualizada do seu caso, já que a decisão de suspender a sua conta se dá de forma automática por meio de um algoritmo

    Logo, se a Shopee suspendeu a sua conta SEM explicar de forma clara a conduta que você teve e a regra que você violou, ou sem permitir que você exerça o seu direito de defesa antes da punição, você provavelmente poderá recuperar a sua conta na plataforma.

    Nesse caso, você pode tentar resolver a situação de forma amigável diretamente com a Shopee ou entrar com uma ação na Justiça.

    Deu pra entender direitinho?

    Portanto, dizer que a suspensão de contas na Shopee é imediata e irreversível é mito.

    2. Mito 02: Não há como contestar a suspensão de conta na Shopee. 

      Outro mito é que o vendedor não pode fazer absolutamente nada para contestar a suspensão da sua conta na Shopee.

      A suspensão da conta não significa necessariamente o fim das atividades do vendedor na Shopee.

      Existem 3 passos para recuperar a sua conta e resolver o problema no menor tempo possível.

      São eles:

      1. Entrar em contato com a Shopee
      2. Fazer uma reclamação no RECLAME AQUI
      3. Entrar com uma ação na Justiça

      Vou explicar cada uma delas.

      A. Entrar em contato com a Shopee

      Você pode entrar em contato diretamente com a Shopee para tentar recuperar a sua conta e resolver a situação de forma amigável.

      Talvez eles reconheçam o erro e você consiga a reativação em questão de dias, sem muita dor de cabeça.

      Maravilha, né?

      Para isso, basta acessar o e-mail enviado pela Shopee (aquele que informa sobre a suspensão) e seguir as instruções da plataforma. Você provavelmente vai ter que responder o formulário de reativação de conta.

      Ao preencher o formulário, explique que foi punido injustamente e peça para a plataforma apontar de forma clara qual conduta irregular você cometeu.

      Além disso, se houver saldo retido na plataforma, você pode pedir para o seu dinheiro ser liberado o quanto antes.

      Importante: Lembre de tirar print ou gravar tela das respostas no formulário e de todos os e-mails trocados com a Shopee.

      Depois, basta aguardar a resposta da plataforma.

      Se a Shopee devolver sua conta, ótimo!

      Mas há chances de você receber um e-mail automatizado e genérico, que não explica com clareza o motivo da punição.

      Em outros casos, a conta é devolvida de forma temporária e limitada, apenas para que você transfira o saldo para sua conta bancária.

      Ou ainda, pode ser que a plataforma demore muito para responder e você acabe ficando sem retorno algum.

      De qualquer forma, se você não está satisfeito com a situação, não desista!

      Você pode tentar entrar em contato com atendentes através de outras plataformas, como o Facebook e Instagram da Shopee. 

      Ah, e se algum familiar ou amigo tiver conta na plataforma, eles podem pedir auxílio através do Chat da Shopee.

      Mas se não funcionar, você pode ir para o próximo passo.

      Continue comigo!

      B. Fazer uma reclamação no RECLAME AQUI

      Se o contato direto com a Shopee não resolver o problema, você pode recorrer a duas plataformas mediadoras: o site www.consumidor.gov.br e a plataforma do Reclame Aqui.

      Nelas, você pode registrar uma reclamação contra a Shopee e aguardar uma resposta por parte da empresa.

      Saiba que o marketplace costuma responder às queixas no Reclame Aqui com instruções genéricas do que fazer para ter a conta de volta. 

      Então, é provável que você já tenha seguido o passo a passo recomendado e não obteve sucesso.

      Em geral, os vendedores conseguem um suporte mais adequado através do site www.consumidor.gov.br, mas, por via das dúvidas, você pode tentar as duas plataformas.

      Afinal, talvez funcione para o seu caso, não é mesmo?

      Ao registrar a reclamação, não esqueça que é importante:

      • Explicar a situação e apontar que a suspensão é injusta
      • Pedir que a empresa explique o motivo exato da punição, identificando a conduta irregular e regra violada
      • E, se houver saldo retido na plataforma, solicitar que ele seja liberado o quanto antes

      Caso a plataforma não responda ou se a resposta não for o bastante para resolver o seu problema, você pode seguir para a próxima etapa.

      C. Entrar com uma ação na Justiça

      Agora, se você não tiver sorte em recuperar a conta de forma amigável, aí não tem jeito: você provavelmente vai ter que recorrer à Justiça.

      A boa notícia é que existem boas chances de reativar a sua conta suspensa na Justiça.

      Isso porque o lojista deve ser considerado um consumidor dos serviços oferecidos pela Shopee.

      Sendo assim, você tem uma porção de direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

      E, ao aplicar suspensões automáticas, a Shopee costuma infringir os direitos mais básicos dos lojistas.

      Agora você já sabe que é possível reverter essa situação.

      E que é apenas um mito que você não tem como contestar a punição aplicada pela Shopee!

      3. Mito 03: A conta é suspensa apenas se o vendedor tiver muitas avaliações negativas.

        É muito comum as pessoas acharem que a suspensão da conta sempre resulta de avaliações negativas.

        Porém, acredito: isso não passa de um mito.

        Existe uma série de comportamentos que podem levar à suspensão da conta.

        Só para você ter uma ideia, eu listei alguns motivos. Veja quais:

        • Vender produtos proibidos
        • Anunciar produtos falsificados ou que violem propriedade intelectual de terceiros
        • Tentar negociar FORA da plataforma
        • Enviar produto diferente do que foi anunciado
        • Utilizar linguajar ofensivo ou impróprio
        • Fazer vendas falsas (ou auto compras)
        • Tentar prejudicar a concorrência com retenção de estoque

        Lembrando que esses são apenas alguns exemplos das condutas que podem resultar na suspensão de uma conta na Shopee.

        Por isso é importante sempre ler os  Termos de Serviço da Shopee, ok?

        Como você pode ver, existe uma porção de condutas que podem levar à suspensão da sua conta na plataforma.

        Então, não são apenas avaliações negativas que podem resultar na suspensão da sua conta na Shopee. Esse é apenas mais um mito.

        Conclusão

        Pronto.

        Você chegou ao final da leitura desse post e descobriu que não existem mais aqueles 3 mitos que você sempre ouviu sobre a suspensão de contas na Shopee, quais sejam:

        • A suspensão de contas na Shopee é imediata e irreversível
        • Não há como contestar a suspensão de conta na Shopee
        • A conta é suspensa apenas se o vendedor tiver muitas avaliações negativas

        Lembrando que esse post não substitui o auxílio de um bom advogado especialista em recuperação de contas em marketplaces.

        Então, se você teve a conta na Shopee ou em outro marketplace suspensa injustamente, não deixe de procurar um profissional de sua confiança. Combinado? 

        Bom, por enquanto é só!

        Leia também: 

        O que fazer quando a Shopee suspende a conta?

        Por que a Shopee suspende a conta de vendedores?

        Como evitar a suspensão da conta da Shopee em 2024?

        E se ficou alguma dúvida, é só chamar a gente.

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *